22/08/2023
Agronegócio

Sindicato Rural fez 760 declarações de ITR

imagem-20447

Terminou no dia 30 de setembro, o prazo para proprietários rurais apresentarem a Declaração do Imposto Territorial Rural (DITR) 2010. Funcionários do Sindicato Rural treinados pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) preencheram e entregaram 760 declarações do imposto em Guarapuava e nas Extensões de Base Candói/Foz do Jordão e Cantagalo. No ano passado, a entidade preencheu e entregou 662 declarações.

De acordo com o Sindicato Rural, os produtores rurais tiveram 21 dias úteis para entregar o ITR à Secretaria da Receita Federal, mas quem perdeu o prazo, ainda pode declarar o imposto. No entanto, terá que pagar uma multa de R$ 25,00 e 1% ao mês sobre o total do imposto devido, além de juros e correção monetária. Para os donos de imóveis isentos do ITR é cobrado o mesmo valor de multa, R$ 25,00.
Enquanto não colocar o imposto em dia, o proprietário fica impedido de obter a Certidão Negativa de Débitos (CND) da Secretaria da Receita Federal (SRF), indispensável nas transações imobiliárias. O atraso na entrega do ITR também impede o proprietário de obter financiamentos ou crédito junto a instituições financeiras oficiais.

Última hora

Muitos produtores deixaram para declarar o imposto no último dia. Somente em Guarapuava foram feitos 50 atendimentos no dia 30. “Como o prazo se estendia até o final de setembro, os produtores estavam tranqüilos. Muitos disseram que viram o comunicado do Sindicato na imprensa”, comenta Jéssica Perucelli, que prestou o atendimento na sede da entidade.  (Com assessoria)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.