Você conhece este lugar? Essa pergunta está sendo feita aos moradores de Turvo e refere-se a fotos antigas postadas no site da Prefeitura. O projeto que tem como um dos desenvolvedores o publicitário Maurício Pilati, edita um livro com fotos que remontam a história do município.
Conforme Maurício, o lançamento será nesta terça (12), dia em que Turvo comemora 38 anos de emancipação política. Antes o Turvo pertencia a Guarapuava. De acordo com o prefeito Jerônimo Gadens do Rosário, as comemorações estão restritas ao hasteamento das bandeiras do Brasil, Paraná e Turvo.
Esta manhã, o prefeito fará uma ‘live’ pelo facebook da prefeitura. “Neste ano estamos sem comemoração pública por causa da pandemias, mas o nosso maior presente será livrar os turvenses do novo coronavírus. Para isso estamos cumprindo com todos os protocolos do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. Também editamos decretos que objetivam a prevenção contra a propagação da covid-19”.
LIVRO
Uma foto da antiga escola onde os professores Evaldo e Janete, ambos falecidos num acidente, davam aulas. Uma imagem postada no presente, mas que remete a uma passado feliz. É assim que ex-alunos se manifestaram ao se deparar com a foto.
“Antiga Escola Estadual (João Ferreira Neves, se não me engano) que depois passou a abrigar a Prefeitura Municipal de Turvo. Na parte de cima tínhamos a quadra esportiva (saudade dessa quadra). Mais acima, que não aparece na foto, existiam salas que eram utilizadas para catequese e abrigou por um tempo a Biblioteca da Escola Estadual Edite Cordeiro Marque (se não me falha a memória, até o ano de 1983 ou 1984.) É o mesmo local onde hoje é a Prefeitura”, escreveu Sidinei Antonio Bührer.
“Lembro da prefeitura, posto telefônico, lembro das aberturas dos jogos municipais”, disse Marcos de Souza.
“Esse era um colégio depois a prefeitura onde o professor Edvaldo e Janete davam aula”, recordou Ruth Nelma Weber Fiuza Krikowski. “Bem lembrado. Eram tanto amigos”, se manifestou Ruth Venski. “Estudei nesta escola. Lembro quando caía aquela geada e ficávamos procurando um lugar pra se aquecer era muito frio”, diz Claci Rickli.
De acordo com Maurício Pilati, o livro não está finalizado. “Cada foto que nos mandarem será colocada no livro. E pedimos que as pessoas que tem essas lembranças nos mandem para que possamos resgatar a história do município”.
O foto-livro será lançado às 12h desta terça (12) no Facebook da Prefeitura em formato de álbum.
Leia outras notícias no Portal RSN.