Os moradores de Palmital e de Pitanga podem ficar tranquilos. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) oficializou o cancelamento da unidade Sentinela na cadeia de Palmital. Na relação dos municípios que sediariam o projeto também constava a cadeia de Pitanga.
O anúncio dessa desistência foi feito em ofício ao prefeito Valdenei de Souza. O documento é assinado pelo chefe da Região Administrativa do Departamento Penitenciário (Depen), José Roberto Chagas.
De acordo com o texto, a carceragem da cidade seria utilizada para abrigar presos com suspeita de estar contaminados pelo novo coronavírus. Porém, quando a notícia se espalhou pela cidade, moradores se mobilizaram contra a iniciativa da Sesp. Assim, pitanguenses seguiram o exemplo.
Conforme o ofício, a medida tomada pelo Depen com o cancelamento da unidade Sentinela em Palmital se deve justamente ao movimento popular. “Saliento que o Depen nunca teve a intenção de causar pânico aos munícipes, bem como a sociedade civil organizada desse Município”.
Todavia, o Depen assegura que vai buscar outras alternativas para ‘abrigar’ os presos que estejam infectados ou com suspeita da doença.
O OFÍCIO
Leia outras notícias no Portal RSN.