22/08/2023
Agronegócio

Agrária ganha prêmio em concurso da OCB

imagem-20538

A Cooperativa Agrária  conquistou o primeiro lugar no concurso nacional realizado pela Organização das Cooperativas brasileiras (OCB) na categoria Desenvolvimento Sustentável (ramo Agropecuário). 
De acordo com o site da instituição (ocb.org.br), o concurso premiou 12 cooperativas, de diversos estados do país. A Agrária participou apresentando o projeto Gestão Ambiental, no qual relata ações que vem implementando para praticar cada vez mais uma produção agroindustrial ambientalmente correta.
O gerente operacional André Spitzner, que tem  sob sua responsabilidade as unidades de armazenagem, produção de sementes, produção florestal e o departamento de Gestão Ambiental instituído em 2002, comentou que a responsabilidade para com o meio ambiente é um dos pilares da gestão da Agrária, apontando que o conceito está contido na Missão da Cooperativa. Conforme relatou, o projeto encaminhado ao concurso da OCB apresentou ações da Cooperativa e a participação da Agrária em ações ambientais de outras instituições.
Entre as iniciativas da Agrária, ele mencionou a utilização sustentável de recursos hídricos: “Temos trabalhado bastante forte na questão de redução e de reuso da água nas indústrias, nossos sistemas de tratamento de efluentes são modernos, houve investimentos grandes e além disso todos os monitoramentos exigidos pelos órgãos ambientais são feitos”.
O gerente recordou que a Cooperativa, que utiliza energia térmica em secadores de grãos e nas caldeiras das indústrias, espera que seu reflorestamento a torne autossuficiente em madeira num breve espaço de tempo. Esta opção, já nos últimos anos, levou a Agrária a reduzir a praticamente zero o consumo de óleo BPF (combustível fóssil não renovável). “Isso é sustentável porque é lenha produzida respeitando as áreas de preservação permanente e as reservas legais”, completou.
Ao lado destas medidas – observou Spitzner – já se tornaram rotina na Cooperativa a correta destinação de materiais usados (como óleos e graxas) e a coleta seletiva em todos os setores, das indústrias e unidades armazenadoras de cereais até os escritórios do prédio administrativo.
Outra ação apresentada no concurso foi o PACR, um programa no qual a Agrária incentivou a certificação de cooperados em várias áreas, da segurança no trabalho ao meio ambiente. Para o gerente operacional, com isso, a Cooperativa começou a difundir entre seus associados a visão da sustentabilidade: A equipe da Gestão Ambiental visitou as propriedades (dos inscritos no PACR) e desenvolveu planos de ação em conjunto com o produtor para buscar melhorias. Após implantarem itens como locais para lavagem de maquinário, tanques de combustível dentro das normas técnicas, destinação correta de resíduos e coleta seletiva entre vários outros, quatro propriedades receberam recentemente certificação ambiental.
Spitzner antecipou que a Cooperativa prosseguirá com a implantação de medidas ambientais: “Uma das grandes melhorias que vamos ter daqui para frente é a implantação da ISO 14.001:2005 (Gestão Ambiental) – ela acaba coroando um trabalho que já vínhamos fazendo há algum tempo, de conscientizar todas as áreas de que a gestão ambiental é feita dentro de seu departamento e não dentro de um departamento específico. A preparação para a certificação deverá indicar mais pontos de melhoria e controle”.

AÇÕES COMUNITÁRIAS
Já entre as ações da Agrária na comunidade, o projeto enfocou a colaboração da Cooperativa com projetos de outras instituições, como o Projeto Guarapuava de hoje preserva o amanhã, da Prefeitura de Guarapuava (palestras em escolas); Projeto Coleta Seletiva Entre Rios, com apoio da BASF (central para catadores locais encaminharem material à reciclagem); e Mata Ciliar, do Governo do Estado.
Anual, o concurso Cooperativa do Ano é promovido pela OCB, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e revista Globo Rural. O objetivo é reconhecer iniciativas pautadas na inovação, criatividade e eficiência e torná-las referências para o setor. A premiação contempla projetos de cooperativas agropecuárias, nas categorias Educação cooperativista, Desenvolvimento Sustentável e Gestão para a Qualidade. Os ramos Consumo, Crédito, Educacional, Infraestrutura, Saúde, Trabalho e Transporte também podem concorrer com trabalhos voltados às duas últimas categorias. Nessa edição, foram avaliados 114 projetos enviados por 91 cooperativas. Destas, 53 foram finalistas e 12, vencedoras. A solenidade de entrega do prêmio ocorrerá no dia 26 de outubro, no Unique Palace, em Brasília (DF).

(Fonte: Agrária, com informações do site da OCB)

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.