22/08/2023
Saúde

Cidadã reclama de descaso por profissionais da Saúde

Uma mãe denuncia o descaso e falta de sensibilidade  de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que atuam no Centro Integrado do Bairro Bonsucesso. Jocélia D. Zantuti reclama da falta de educação das atendentes e de uma dentista no trato com o público.

O caso aconteceu na quarta-feira (6), ontem, quando Jocélia foi levar a filha de quatro meses para ser vacinada e estacionou o carro num espaço reservado apenas para profissionais de saúde. "O símbolo que está lá (uma cruz) não indica  quem pode ou não estacionar. Pensamos que era apenas para ambulâncias e como havia muitas vagas deixamos o carro ali", conta. Ao retornar para o veículo Jocélia viu que havia outro veículo trancando a saída do seu carro e de outros três veículos.

"Retornei ao posto e perguntei à enfermeira  se o dono do carro poderia tirá-lo para que pudessemos sair.  Ela disse que o carro era da Cirurgiã Dentista Adriane Müller e que pediria que retirasse assim que terminasse de atender o paciente. Passados 30 minutos de espera, voltei e questionei se a dentista   havia esquecido ou se então poderia pedir para alguém tirar o carro para ela. A auxiliar de enfermagem pediu para que eu conversasse com a auxiliar da dentista a qual foi muito grossa comigo perguntando se o setor administrativo não havia conversado comigo, que era proibido entrar com veículos particulares no pátio do posto, e que  dentista retiraria o carro, mas somente depois que terminasse de atender todos os pacientes agendados e as possíveis emergências”, relata Jocélia. A dentista não foi localizada pela RSN para comentar o fato.

"Não sei como deixam uma pessoa com uma educação dessa trabalhar com o atendimento ao público, e se está capacitada a ocupar um cargo de saúde, pois abriu a porta com a luva o que não deve acontecer.  Percebemos aí outro descaso com o paciente na falta de assepsia", observa a cidadã.

A má vontade da dentista em atender a solicutação feita pela mãe do bebê em retirar o veículo ficou comprovada quando um médico que atendia no mesmo Centro Integrado e que também estava impossibilytado de sair por causa do carro da dentista, precisou sair do local.

"Foi só o médico pedir para que a dentista desse a chave do seu carro para que o próprio medico retirasse o carro dela do local. Daí eu me questiono: se acaso esse médico não precisasse sair até que horas eu ficaria com minha filha dentro do carro abafado? Ou então, será que não tinha ninguém da confiança da doutora Adriane para poder dar uma simples ré no carro? Sei que estacionamos num local errado, mas por falta de informação", diz Jocélia.

De acordo com a mãe, o registro é para mostrar a sua indignação pelo tratamento nas unidades de saúde. "Para mim não há outra explicação senão a falta de boa vontade. Engano todos cometemos, então alerto aos que como eu costumam entrar nos pátios dos postos de saúde com veículos particulares apesar dos postos serem públicos,  cuidado para que não dar de encontro com profissionais desse nível. E o pior de tudo é que somos nós que pagamos os salários deles,"  alerta.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.