Após denúncia de crime ambiental, policiais ambientais de Guarapuava constataram em uma propriedade no município de Rio Azul, a abertura de 5.650 metros de valetas em área úmida, impedindo a regeneração natural da vegetação nativa em 19,42 hectares.
Além disso, conforme a Polícia Ambiental, foi constatada nessa segunda (25), a destruição de vegetação nativa em 0,92 hectares. Assim, a área foi embargada e o uso fica proibido até o desembargo. A conduta delituosa rendeu aos infratores, multa ambiental no valor de R$ 110.500. Por fim, a Polícia Civil foi comunicada sobre o crime para instaurar inquérito policial.
RIO NEGRO
Em outra ocorrência, policiais ambientais apreenderam em uma propriedade de Rio Negro, 30 toras de imbuia totalizando 31,01 metros cúbicos. Também foi constatada a destruição de vegetação nativa em 0,94 hectares.
De acordo com a polícia, o dano em vegetação nativa atingiu espécies ameaçadas de extinção pela legislação ambiental, como o pinheiro araucária e a imbuia. A área também foi embargada e fica proibida a utilização até que seja desembargada.
Neste caso, a multa ambiental foi de R$ 10.500. Conforme os policiais ambientais, a PC foi comunicada sobre o crime. Por fim, a Polícia Ambiental informa que todas as denúncias sobre crimes desse tipo devem ser feitas pelo telefone 181.
Leia outras notícias no Portal RSN.