O governador eleito do Paraná Beto Richa e o governador Orlando Pessuti reuniram-se nesta quarta-feira (13), no Palácio das Araucárias, para iniciar as tratativas para a transição de governo. Pessuti disse que até sexta-feira (15) definirá os nomes da comissão de transição, que será instituída a partir do dia 18. Esse grupo, junto com a equipe já designada por Beto Richa, deverá iniciar os trabalhos no dia 3 de novembro, no Palácio das Araucárias, atual sede do governo.
Beto Richa será empossado em cerimônia na Assembléia Legislativa, em 1º de janeiro. A transmissão do cargo será em seguida, no Palácio Iguaçu, que deve ser reinaugurado em 19 de dezembro. As obras de reforma do edifício estão em fase final e devem ser concluídas até 30 de novembro.
“Tenho boas relações com o governador Pessuti e vim tratar pessoalmente da transição de governo”, disse Richa. No encontro foram tratadas questões financeiras do Estado, programas em andamento, mensagens que estão para ser votadas na Assembléia Legislativa. “Os detalhes de cada área, os números e as questões técnicas serão tratadas pelas duas equipes designadas por mim e pelo governador Pessuti nas próximas semanas”, afirmou Richa.
“O governador Beto Richa receberá o estado devidamente arrumado do ponto de vista administrativo e financeiro, devidamente ajustado e em perfeita ordem e em sintonia com a realidade que nós temos no Paraná e no Brasil”, afirmou Pessuti. “Até 31 de dezembro vamos honrar tudo o que é de nossa responsabilidade, como salários, 13º salário, fornecedores, convênios com municípios”, garantiu Pessuti. Pessuti informou que a equipe para fazer a transição do governo para a nova administração terá representantes das secretarias da Fazenda, Casa Civil, e Planejamento e Controle Interno.
Richa anunciou no dia 5 a equipe que cuidará da transição de governo. A coordenação da equipe está a cargo de Carlos Homero Giacomini, secretário municipal de Planejamento de Curitiba. Também integram a equipe Ivan Bonilha, Deonilson Roldo, Luiz Eduardo Sebastiani e Norberto Ortigara.
Mobilização pró Serra no Paraná
Beto Richa está organizando para esta quinta-feira (14) no restaurante Madalosso, um almoço com prefeitos, deputados e lideranças de todo o Estado para marcar a arrancada do segundo turno na campanha de José Serra no Paraná. O encontro, que deve reunir mais de 3.000 pessoas, é o primeiro passo da grande mobilização tucana no Sul em outubro. Já confirmaram presença o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), presidente nacional do PSDB, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente nacional do DEM, e o deputado federal eleito Roberto Freire (PPS-SP), presidente nacional do PPS.
A vinda de José Serra ao Paraná está confirmada para esta sexta-feira (15), para um ato de campanha em Londrina. “Minha vitória não estará completa sem a vitória de José Serra para a Presidência”, afirma Richa. “No confronto direto, nas propostas, na experiência, o Serra leva vantagem. Chegou a hora da onda verde e amarela, agora é o momento de eleger Serra presidente.”