O Canil Municipal de Guarapuava está castrando cães que vivem na unidade, nesta terça (16). De acordo com a coordenadora do local, Ivana Martins, serão castradas 150 fêmeas.
Conforme Ivana, a ideia inicial era escolher um bairro da cidade e castrar os cães na própria localidade. “Porém, devido a pandemia mudamos os planos para evitar aglomeração e resolvemos levar a Unidade Móvel para o canil. Assim fizemos um plano de ação para castrar todas as fêmeas abrigadas lá”.
Entretanto, segundo Ivana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente já analisa uma programação para os próximos meses para atender os bairros, conforme se encaminhe a situação da pandemia.
De acordo com a coordenadora do canil, a busca por um castramóvel é antiga. “Além de ter um que foi adquirido esse mês pelo município, agora também temos essa opção que participa de licitações no Brasil inteiro e participaram aqui em Guarapuava também”.
A IMPORTÂNCIA DA CASTRAÇÃO
Acompanhando a causa animal em Guarapuava há 15 anos, Ivana ressalta a importância da castração de cães por parte dos donos de animais. “Não há dúvidas que reduziremos a questão do abandono e maus tratos incentivando e ajudando a população a castrar seus animais. Sabemos que a castração é um ato de amor, muito importante na saúde do animal, pois contribui para que o pet tenha uma vida mais saudável”.
Segundo o canil municipal, em 2019 foram resgatados mais de 600 animais das ruas da cidade, entre cães e gatos. Conforme Ivana, a maioria com ferimentos graves que não resistem e morrem. “Os animais resgatados são tratados no canil antigo. Quando estão curados são levados para a unidade nova para adoção”.
Durante o plantão de fim de semana foram adotados 11 cães.
Leia outras notícias no Portal RSN.