A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça (16), a Operação Lume, com alvos em apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a PF, estão sendo cumpridos 21 mandados de busca e apreensão em cinco Estados e no Distrito Federal. Todos os envolvidos estão sendo investigados no âmbito do inquérito sobre a organização e o financiamento de atos antidemocráticos.
Conforme a Lume, entre os alvos da ação estão o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), o blogueiro Allan dos Santos, o empresário e advogado Luís Felipe Belmonte. Este último é o principal operador político do Aliança pelo Brasil. Também envolve o publicitário Sérgio Lima, marqueteiro do partido que o presidente Jair Bolsonaro tenta criar no Brasil: o Aliança pelo Brasil.
Segundo a Polícia Federal, as diligências foram solicitadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou. Assim, as ordens são cumpridas em São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Santa Catarina, Minas Gerais e no Distrito Federal.
SARA WINTER ESTÁ PRESA
Na segunda (15), a PF cumpriu mandados de prisão temporária, de cinco dias, no âmbito do mesmo inquérito. Foram expedidos seis mandados contra líderes do grupo 300 do Brasil. De acordo com a Polícia, a extremista Sara Winter foi presa.
Entretanto, na noite dessa segunda, a defesa entrou com um pedido de ‘habeas corpus’. Ela alega no STF, que apenas fez uso da liberdade de expressão.
Leia outras notícias no Portal RSN.