22/08/2023



Educação

Curso de formação do PR Alfabetizado acaba hoje (15) em Faxinal do Céu

Termina nesta sexta-feira (15) em Faxinal do Céu, município de Pinhão o curso de formação para alfabetizadores e coordenadores do programa Paraná Alfabetizado. Cerca de 600 pessoas participam de oficinas, mesas-redondas e apresentação de filmes. Os conteúdos trabalhados envolvem a política pública de alfabetização/educação de jovens, adultos e idosos no Paraná, os pressupostos teórico-metodológicos do processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos, avaliação e reflexão das experiências e práticas pedagógicas de alfabetização desenvolvidas e avaliação inicial e final da apropriação da linguagem escrita pelos alfabetizandos.
Ainda serão discutidos temas significativos do processo de alfabetização de jovens, adultos e idosos, bem como as demandas de alfabetização e de continuidade da escolarização nos municípios paranaenses e o planejamento e replanejamento da prática pedagógica a partir dos temas geradores.
O evento começou na quarta-feira (13) é uma realização da Coordenação de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, vinculada ao Departamento da Diversidade da Secretaria de Estado da Educação (DEDI/SEED) e tem como objetivo oferecer subsídios teóricos e metodológicos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas qualificadas e coerentes à especificidade desta população.
Tem como objetivo oferecer subsídios teóricos e metodológicos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas qualificadas e coerentes à especificidade desta população.
“Estamos realizando mais uma etapa na formação dos educadores envolvidos no programa, porque sabemos da importância e da necessidade de garantir as condições teóricas e metodológicas aos educadores, qualificando a ação alfabetizadora realizado por todos nós no Paraná”, destacou Wagner Roberto do Amaral, chefe do DEDI. Ele ainda comentou que também ocorre, em cada município envolvido no programa, a realização de reuniões pedagógicas semanais ou quinzenais de formação continuada, para planejamento e avaliação das ações realizadas. “Isso demonstra o compromisso do Governo do Paraná em alcançar a meta pela superação do analfabetismo no Estado”, comentou.
Para Izabel Cordeiro Ribas Andrade, coordenadora da Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, a SEED concebe a alfabetização como direito social básico com a possibilidade de continuidade da escolarização. “A SEED oferta a formação inicial, pois considera de fundamental importância que, ao desenvolver as ações no processo de alfabetização dos diferentes sujeitos jovens, adultos e idosos não alfabetizados, o educador tenha como referência a cultura, saberes, histórias, vivências e experiências de seus alunos”. Dessa forma, segundo ela, os alfabetizandos podem fazer da leitura e da escrita um instrumento para a construção da cidadania.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo