22/08/2023
Cotidiano

Artemangue representa artesanato do Sul em Guarapuava

imagem-20811

Escolhida para representar o artesanato do Sul do Brasil, durante evento nacional que acontece nesta sexta-feira (15), no Hotel e Spa Vale do Jordão em Guarapuava, a Associação das Artesãs de Mangueirinha (Artemangue), aguarda o evento com expectativa. A escolha aconteceu durante uma das etapas regionais do programa Gênero e Geração do Cooperativismo Solidário, realizado em Mangueirinha no mês de julho, que discutiu o papel da mulher na sociedade. Durante o encontro, os organizadores conheceram a Associação, que é formada por mulheres que participam dos clubes de mães, e geram renda apartir da fabricação e venda de peças artesanais. “Nós recebemos uma vista dos organizadores, que se encantaram com o projeto e ao avaliar os resultados nos convidaram para participar do evento”, conta entusiasmada, uma das sócias, Ivana Chaves.
Além de expor os produtos para a comercialização, as artesãs também farão uma apresentação dos trabalhos da associação e dos resultados alcançados. De acordo com a assistente social, Leizane Ferreira dos Santos, a oportunidade está abrindo novos caminhos para a Associação. “Mulheres dos três estados estarão participando do evento. Elas irão observar estas experiências e possivelmente irão levar estas idéias para seus municípios.”, explica.
Segundo ela, a participação da Artemangue no evento, possibilita o reconhecimento e a divulgação do projeto desenvolvido em Mangueirinha e desperta o interesse de outras instituições. “A União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes) já sinalizou um convite para que elas participem de um outro evento nacional que deve ocorrer nos próximos meses”, revela.
Com a participação, o número de peças confeccionadas pelas sócias também deve aumentar. Para Ivana, o evento abre novas perspectivas de geração de renda. “Apartir de agora a associação entra em uma nova fase. Nós temos estrutura para produzir em grande quantidade e vender para todo o Estado. À medida que tivermos como comercializar estes produtos, tenho certeza que a produção está garantida”, finaliza. (Por Rodrigo Melo)

Artemangue
Criada há 10 anos, atualmente a Artemangue possui 135 sócias. A maioria delas são mulheres agricultoras, que participam dos Clubes de Mães, mantidos pela Administração Municipal, através do departamento de Assistência Social. Além de pagar o aluguel da sala onde funciona a Associação, a Administração também faz cursos de capacitação para que elas desenvolvam técnicas para a fabricação dos produtos, que vão desde biscuit até trabalhos mais complexos como pinturas em tecidos ou telas. Além de valorizar e divulgar o artesanato que é produzido no município, a Associação se tornou um importante veículo para geração de renda para as famílias, já que além de poderem comercializar as peças fabricadas por elas, a associação também possibilita que elas façam as vendas de forma particular.

Venda
Faltando pouco mais de dois meses e meio para o natal, a procura por produtos desta época já agita as lojas especializadas. Segundo Ivana as peças natalinas devem ser as mais vendidas durante o evento. “Nesta época a venda de artigos de natal é bastante grande. Por isso pedimos para que as sócias se apressem na confecção das peças para que possamos levá-las para a exposição”, explica.
Segundo ela, as peças seguem uma tendência, por isso, as artesãs devem procurar lojas de móveis e se inteirar das tendências de corres para o verão, assim, de acordo com Ivana a comercialização dos artigos e mais rápida.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.