O censo de 2010 não vai expor apenas o cenário populacional do País e o perfil do povo brasileiro. Está em jogo também o repasse de recurso para os municípios. O município que cresceu terá maior fatia do bolo do Fundo de Participação Municipal (FPM); quem decresceu, perde. É que o repasse do FPM é feito com base na sua população. De acordo com o Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estatísticas (IBGE), Laranjeiras do Sul possuía 30.564 habitantes na última contagem populacional. Como 2010 é ano de censo, o Governo Municipal lançou uma campanha de conscientização para que o cidadão seja encontrado pelos recenseadores e, consequentemente, o município não sofra prejuízo com a sua não identificação.
De acordo com o secretário de Governo, Everson Mesquista, caso o número populacional sofra defasagem, Laranjeiras do Sul poderá perder anualmente até R$ 1 milhão de receita, a partir de 2011. Mesquita acredita que, se todos forem recenseados, Laranjeiras do Sul terá aumento populacional. “É notório o crescimento de Laranjeiras do Sul. Por isso, a responsabilidade dos recenseadores, do governo e da população para que o censo seja bem feito é muito grande”, declarou.
Um balanço parcial feito pelo IBGE revela que até esta semana 83% dos domicílios já foram visitados e que em 651 casas ninguém foi encontrado para responder o questionário. Esse fenômeno fez com que o Governo Municipal disponibilizasse uma linha telefônica para quem ainda não foi entrevistado. Essas pessoas devem ligar, em horário comercial, para 3635-3683 e, assim, agendar a visita do recenseador
Com informações e foto da assessoria da Prefeitura de LS