A Secretaria de Comunicação de Guarapuava reforça que os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde no município continuam com atendimento ao público restrito. A redução de atendimento é em decorrência das recomendações sanitárias do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).
Por isso, as unidades de saúde de Guarapuava atuam com redução nos atendimentos ambulatoriais, priorizando algumas situações clínicas e também procedimentos de enfermagem que não podem ser adiados. O secretário de Saúde, Jonilson Pires, afirmou que a medida é necessária para controlar a movimentação de pessoas.
“Essa é uma ação necessária para enfrentamento à pandemia, para que possamos diminuir a circulação de pessoas nas UBS. Estamos cumprindo integralmente as medidas de não aglomeração para evitar a transmissão da covid-19”.
Desta forma, ainda seguem suspensos os atendimentos odontológicos eletivos, consultas eletivas com clínico geral, pediatra, ginecologista e consultas de ginecologia feitas por enfermeiros. Também estão suspensas as solicitação de exames laboratoriais, raio x e de eletrocardiogramas que não são prioritários. “Precisamos da colaboração de toda a população. Evitem deslocamento desnecessários”.
ATIVIDADES MANTIDAS
A Secom destaca que os atendimentos de pré-natal, de urgência e casos inadiáveis estão mantidos. Também continuam normalmente as consultas de primeiro atendimento à crianças recém nascidas de risco habitual e intermediário/pós parto, que podem ser agendadas e feitas nas UBS.
Já para crianças de alto risco o agendamento ocorre no Centro de Saúde da Mulher. Além disso, as unidades continuam trabalhando com a distribuição de medicamentos para pacientes portadores de doenças crônicas, salas de vacinação.
Desse modo, para os serviços mantidos, os pacientes devem aguardar o atendimento em ambiente aberto, ou seja, na parte externa da unidade, devendo ainda manter, obrigatoriamente, a distância segura de dois metros e uso de máscara.
A Secretaria de Saúde disponibiliza o serviço de call center no telefone 0800 642 0019, das 8h às 23h, disponibilizando orientações e atendimento para a população que apresenta sintomas da covid-19, bem como apoio psicológico, a fim de evitar aglomerações nas UBS e Rede de Urgência e Emergência.
Leia outras notícias no Portal RSN.