22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Procura de homens por Albergue aumenta no inverno em Guarapuava

Conforme a assistente social do Albergue de Guarapuava, a média de procura por mês em 2020 é de 60 pessoas, sendo a maioria homens

albergue

Assistente social do Albergue aponta que a média de procura por mês, em 2020 é de 60 pessoas (Foto: Arquivo/RSN)

Com a chegada do inverno o trabalho do Albergue Noturno Frederico Ozanam está redobrado. A entidade é responsável por acolher pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social de toda a Região de Guarapuava. Assim, se mantém com doações e ações comunitárias da sociedade.

De acordo com a assistente social Ana Luiza Santos, o trabalho no inverno aumenta devido a alta procura, principalmente com a situação de isolamento social. “Nosso atendimento não está interrompido na pandemia, sabemos das dificuldades que o cenário traz. Por isso, qualquer pessoa que precise de um banho, de um lugar para dormir ou de alimentação a gente vai atender”.

Durante a pandemia, os cuidados tomados seguem as normas do Ministério da Saúde, já que esse é um serviço essencial à comunidade. Além disso, o Albergue conta com quartos externos que ajudam a receber as pessoas durante esse clico de pandemia e inverno. Quem chega ao local passa por uma triagem de temperatura, sintomas, fica um período no quarto separado e depois de avaliada a saúde, sobe para junto dos outros acolhidos.

Ana Luiza aponta que a média de procura por mês, em 2020, é de 60 pessoas. “Essas pessoas procuram um acolhimento pelo período que podemos oferecer que é três meses. Então, são pessoas que chegam em busca de pernoite ou de alimentação. Mas, também atendemos quem está em situação de migração, aqueles que não conseguem prover o próprio sustento”.

ALTA PROCURA

Durante o inverno, o Albergue é mais procurado por homens. O local é uma instituição de casa de passagem, ou seja, um acolhimento onde as pessoas podem ficar por três meses. Assim, ajuda aqueles que procuram o serviço a fazer toda a parte burocrática social como a documentação. Para além disso, a equipe também auxilia essas pessoas na procura por emprego.

Cabe salientar que todo o trabalho é feito por uma equipe técnica com psicólogo, assistente social, cozinheiras, cuidadores, entre outros responsáveis. Ao chegar no local, a pessoa recebe um kit com os objetos essenciais para os cuidados básicos como escova de dente, sabonete, entre outras coisas. Conforme Ana Luiza, se a pessoa precisar de roupa, a instituição recebe muitas doações e consegue repassar peças.

“As peças vão para o bazar também, mas durante a pandemia não estamos com essa opção. Acho importante ressaltar que fornecemos quatro refeições diárias”.

AJUDA

Quem quiser fazer doações para o Albergue Noturno de Guarapuava, basta ligar para o número (42) 3624-1125 que os voluntários se encarregam da arrecadação.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo