O Hospital Regional de Guarapuava já está recebendo leitos e equipamentos para que as alas emergenciais comecem a atender. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, serão 20 leitos de UTI e outros 60 de enfermaria, especificamente, para atendimento de pacientes da covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A gestão nesse período estará sob a responsabilidade do Grupo Erasto Gaertner.
Conforme informações repassadas pelo Governo do Paraná ao Portal RSN, a entrega ocorrerá nesta sexta (3), com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Porém, o horário ainda não foi confirmado na agenda do governador.
Após a pandemia, a estrutura de Guarapuava atuará como referência para Urgência e Emergência, com perfil direcionado a ortopedia e trauma, cirurgia geral e clínica médica, beneficiando 20 municípios da Região.
ESTRUTURA
Neste primeiro momento serão 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 60 leitos de enfermaria clínica, divididos em dois andares do hospital. A segunda fase, com finalização em dezembro, prevê outros 30 leitos de UTI e mais 40 de enfermaria. O investimento por parte do Governo do Estado é de R$ 57,3 milhões.
De acordo com o Governo, a manutenção do centro médico, quando finalizado, é estimada em aproximadamente R$ 3,8 milhões por mês. A estimativa é que até 370 profissionais de saúde possam atuar no complexo. Destes, 100 já foram contratados nesta primeira fase do atendimento.
Os contratados terão hospedagem com pensão completa em instalações preparadas e equipadas, além do adicional de insalubridade de 40% conforme convenção coletiva da categoria.
Leia outras notícias no Portal RSN.