Para 50 famílias pobres de Fernandes Pinheiro, a quinta (2) foi de muita alegria. Isso porque elas receberam as chaves da casa própria, e passam a morar no Conjunto Habitacional Apoema.
De acordo com o chefe do escritório regional da Cohapar de Ponta Grossa, Ary Ribeiro Filho, as famílias foram contempladas pelo programa Nossa Gente Paraná, coordenado pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho e desenvolvido em parceria com a Cohapar e prefeitura.
“Apesar de a pandemia ter interferido um pouco na entrega de materiais, a obra pode ser concluída conforme o cronograma. As famílias estão muito contentes em receber suas casas dentro do tempo esperado”.
Seguindo protocolo de saúde e segurança determinados pelo Governo do Estado para evitar riscos de contaminação pela covid-19, a entrega das chaves foi feita individualmente para evitar aglomerações. As famílias não pagarão nada pela nova moradia.
Isso porque o programa tem como fonte de recurso o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e isso permite com que as unidades habitacionais sejam totalmente subsidiadas pelo Governo. Conforme a prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, a obra reforça o vínculo familiar.
“Somente com os esforços, o comprometimento e a boa vontade de todos os órgãos envolvidos é que foi possível concluir esta obra e proporcionar a essas pessoas um fortalecimento no vínculo familiar por meio dos seus novos lares”.
CONJUNTO APOEMA
O empreendimento trouxe para o município uma importante conquista em infraestrutura. De acordo com a prefeita de Fernandes Pinheiro, por meio da parceria que a Cohapar faz com a Copel e a Sanepar levando instalações gratuitas dos serviços prestados por estas empresas para as casas populares, a cidade ganhou a primeira rede de esgoto.
A atendente Joslaine da Silva Pereira de 33 anos, contemplada com uma das casas no Conjunto Apoema compartilha a alegria da nova conquista. “Eu morava de aluguel e o dinheiro era bem apertado, não sobrava para nada. Agora, com a minha própria casa vou poder usar esse dinheiro para deixar meu cantinho do jeito que eu quero e investir nos meus filhos”.
COMO PARTICIPAR
O projeto é destinado às famílias com renda de até dois salários mínimos. Para participar do Nossa Gente Paraná é necessário fazer um cadastro no sistema de pretendentes da Cohapar, aqui. O cadastro tem validade de dois anos e é importante que ele esteja sempre atualizado.
Leia outras notícias no Portal RSN.