22/08/2023
Cotidiano

Mais uma vez, Sanepar é maior empresa do setor de saneamento no Sul do Brasil

imagem-20926

A Sanepar recebeu ontem à noite (19), em Curitiba, o prêmio e certificado de maior empresa do setor Serviços Públicos do Sul do Brasil e como 26ª maior empresa entre as 500 Maiores do Sul. A premiação foi concedida pela Revista Amanhã que, há 20 anos, identifica as 500 maiores empresas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O ranking é definido levando em conta apenas uma fonte de informações, que são os balanços publicados pelas empresas.
O diretor comercial da Sanepar, César Seleme, recebeu a premiação lembrando que já na primeira edição do ranking “a Companhia de Saneamento do Paraná aparecia como a maior do setor. Com muito trabalho e pelo alto nível de eficiência do corpo de empregados, a empresa vem se mantendo como líder”. A premiação foi entregue pelo diretor da IBM, Frank Koja.
Como maior empresa do setor, a Sanepar ganhou destaque na edição especial da Revista Amanhã – Grandes 20 Anos. Na reportagem, o presidente da Sanepar, Hudson Calefe, informou que a meta da empresa é fechar o ano de 2010 com a implantação de 78 mil ligações de esgoto. Hoje, a estatal atua em 344 dos 399 municípios do Paraná. Nessas cidades, mais de 60% da população já conta com coleta e tratamento do esgoto.
Segundo Hudson, o desafio para continuar crescendo é “conseguir financiamento para executar as obras necessárias em cidades com menos de 50 mil habitantes. Nessas cidades, a rentabilidade do serviço é menor e não há linhas de crédito disponíveis para investir em sistemas deficitários. Essa é uma dificuldade enfrentada por todas as companhias de saneamento do país”, esclarece o presidente da Companhia, anunciando que a Sanepar está pleiteando financiamento no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “O objetivo é elevar o percentual de atendimento para 75% nos próximos cinco anos, levando o serviço para 6,8 milhões de paranaenses”.

Critérios
Para definir o ranking, a Revista Amanhã considera os números apresentados no balanço patrimonial e as demonstrações dos resultados. São atribuídos pesos diferenciados para o patrimônio líquido (50%), receita bruta (40%) e resultado – lucro ou prejuízo líquido (10%). Também são considerados outros indicadores como receita bruta, receita líquida, endividamento geral, crescimento da receita, liquidez corrente, capital de giro, e rentabilidade sobre a receita líquida e sobre o patrimônio líquido.

Foto/ João Henrique Stahlke

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.