22/08/2023




Guarapuava Saúde

Vacina contra sarampo pode ser tomada até 30 de agosto em Guarapuava

A vacina está disponível em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde), exceto no Parque das Árvores, de segunda a sexta. No Cisgap, com exceção das quintas

vacina sarampo e gripe

Vacina contra sarampo pode ser tomada até 30 de agosto em Guarapuava (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Quem tem entre 20 e 49 anos e ainda não se vacinou contra o sarampo, tem até 30 de agosto para se proteger em Guarapuava. A Saúde Municipal segue intensificando a prevenção no município. De acordo com a chefe do Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade, a vacina deve ser tomada independente de quantas doses a pessoa já tenha tomado.

“O sarampo é tão contagioso quanto o novo coronavírus e, neste momento de pandemia, a população precisa se proteger contra qualquer doença, para fortalecer o sistema imunológico”.

A vacina está disponível em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde), exceto no Parque das Árvores, de segunda a sexta. No Cisgap também há doses disponíveis durante a semana, com exceção nas quintas, quando são aplicadas somente doses de BCG em crianças recém-nascidas.

Assim, para receber a dose é necessário ter em mãos a carteirinha de vacinação, um documento com foto e cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Entretanto, vale lembrar que a Secretaria de Saúde também disponibiliza informações no Fala Saúde. O aplicativo apresenta o histórico de vacinas do usuário, podendo enviar avisos e lembretes sobre vacinação e outras assuntos. Assim, para utilizar, basta estar com o cadastro atualizado na UBS.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo