Joaquim de Freitas nasceu em Guarapuava em 26 de julho de 1920. Se estivesse vivo, completaria 100 anos neste domingo (26). Mas, você deve estar perguntando: quem foi esse morador da cidade?
A resposta a essa pergunta vem em forma de homenagem da família. É que de acordo com a filha Nina de Freitas, o pai Joaquim serviu o exército no 1º Esquadrão de Cavalaria Leve, em Valença – Rio de Janeiro. “Ele foi voluntário nos treinamentos para a 2ª Guerra Mundial, e tinha a função de observador de guerra”.
Mas essa paixão pelas forças armadas não foi deixada para trás com a morte do militar há 17 anos. Conforme Nina, o filho Emmanuel Luiz de Freitas Loiola de 19 anos, tem o avô como maior inspiração. E neste Dia dos Avós, ele faz uma homenagem. “Hoje ele é soldado do 26º GAC. É um soldado apaixonado pelas forças armadas e está estudando para seguir carreira militar AMAN/ESA”.
E para relembrar o aniversário de nascimento de Joaquim, o neto quis registrar o amor que tem pelo avô e pela carreira militar. “Feliz um seculo vô, onde estiver espero que esteja orgulhoso de mim!”. Por fim, o soldado Luiz Freitas, usou uma frase célebre de Aristóteles para finalizar a homenagem.
A coragem é a primeira das habilidades humanas, por que garante todas as outras! (Aristóteles)
Por fim, conforme Nina de Freitas, a mãe Sebastiana Caldas de Freitas tem 82 anos e mora em Guarapuava. “Queremos mostrar para ela, a homenagem ao meu pai que faria 100 anos hoje, e inspira o meu filho”.
Leia outras notícias no Portal RSN.