22/08/2023




Cotidiano Guarapuava

Neto se inspira em carreira de avô que completaria 100 anos hoje (26)

Joaquim de Freitas nasceu em Guarapuava em 26 de julho de 1920. Ele foi militar e serviu no Rio de Janeiro. E inspira o neto a seguir carreira militar

destaaque

Neto se inspira em carreira de avô que completaria 100 anos hoje (26) (Foto: Arquivo Familiar)

Joaquim de Freitas nasceu em Guarapuava em 26 de julho de 1920. Se estivesse vivo, completaria 100 anos neste domingo (26). Mas, você deve estar perguntando: quem foi esse morador da cidade?

A resposta a essa pergunta vem em forma de homenagem da família. É que de acordo com a filha Nina de Freitas, o pai Joaquim serviu o exército no 1º Esquadrão de Cavalaria Leve, em Valença – Rio de Janeiro. “Ele foi voluntário nos treinamentos para a 2ª Guerra Mundial, e tinha a função de observador de guerra”.

Mas essa paixão pelas forças armadas não foi deixada para trás com a morte do militar há 17 anos. Conforme Nina, o filho Emmanuel Luiz de Freitas Loiola de 19 anos, tem o avô como maior inspiração. E neste Dia dos Avós, ele faz uma homenagem. “Hoje ele é soldado do 26º GAC. É um soldado apaixonado pelas forças armadas e está estudando para seguir carreira militar AMAN/ESA”.

E para relembrar o aniversário de nascimento de Joaquim, o neto quis registrar o amor que tem pelo avô e pela carreira militar. “Feliz um seculo vô, onde estiver espero que esteja orgulhoso de mim!”. Por fim, o soldado Luiz Freitas, usou uma frase célebre de Aristóteles para finalizar a homenagem.

A coragem é a primeira das habilidades humanas, por que garante todas as outras! (Aristóteles)

Por fim, conforme Nina de Freitas, a mãe Sebastiana Caldas de Freitas tem 82 anos e mora em Guarapuava. “Queremos mostrar para ela, a homenagem ao meu pai que faria 100 anos hoje, e inspira o meu filho”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo