22/08/2023

Lenda indígena será interpretada por alunas da Escola de Dança Teatro Guaíra

Alunas do curso de iniciação da Escola de Dança Teatro Guaíra apresenta o espetáculo, “Estrela das Águas”, nos dias 4 e 5 de novembro às 20h, no Guairinha, com ingressos a R$ 6,00.
O Curso de iniciação mantido pela Escola de Dança Teatro Guaíra, atende crianças a partir de 5 anos de idade e trabalha com a sensibilidade, musicalidade e dança criativa, com introdução à técnica da dança clássica.
O espetáculo tem como objetivo mostrar esse trabalho e também despertar no aluno a criatividade e valores.
“São esses valores que, ao realizarmos esse espetáculo, ecoaram em nossas mentes objetivando registrar-los no corpo de nossas pequeninas, acreditando serem suportes para a vida futura. Como artistas da Dança trabalhamos com seres humanos da mais tenra idade e essas crianças nos dão a oportunidade de resgate à mais doce forma de viver que é sonhar”, diz Rosane Gonçalves, diretora do espetáculo.
A lenda da Vitória Régia fala sobre valores, sonhos, determinação e perseverança, que não devem ser abandonados nunca.
A história contada pelos pajés é sobre Jaci (a Lua para os índios), que se escondia no horizonte, parecendo descer por detrás das serras e levava para si as moças de sua preferência, as que moravam na tribo tupi-guarani. Diziam ainda que se ela gostasse da jovem, a transformava em estrela do céu.
A princesa Naiá, impressionada com a história, vivia sonhando com este encontro e mal podia esperar pelo grande dia em que seria chamada por Jaci.
Durante muito tempo, quando todos iam dormir, ela querendo ser transformada em estrela subia as colinas na esperança de tocar a lua, mas “Jaci” parecia não notá-la.
Um dia quando Naiá parou para descansar à beira do lago viu na superfície da água a imagem da lua refletida. Cega pelo seu sonho e imaginando que a lua havia chegado para buscá-la, atirou-se nas profundas do lago e nunca mais foi vista.
Querendo recompensar tal sacrifício, “Jaci” resolveu transformá-la numa estrela diferente, única e perfeita, a “Estrela das Águas”. Assim nasceu uma linda planta, a Vitória Régia, cujas flores perfumadas e brancas só abrem à noite e ao nascer do sol ficam rosadas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.