22/08/2023
Educação

Começa nesta quinta-feira (28) o Encontro Anual de Iniciação Científica

A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) sedia o 19º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC). Evento que acontece de 28 a 30 de outubro em Guarapuava-PR (nos campi Santa Cruz e Cedeteg) e que conta com 3237 inscritos (2888 apresentadores e 349 ouvintes).
O EAIC é um evento anual de disseminação de resultados das pesquisas de estudantes vinculados ao Programa Institucional de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Picti) das universidades estaduais do Centro-Oeste (Unicentro), Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Norte do Paraná (Uenp), com participação também de outras instituições de ensino superior (IES) brasileiras.
A Comissão organizadora do EAIC informou que participantes de 12 instituições estão inscritos no evento, além de outros apresentadores que não citaram de qual instituição são oriundos. Das universidades estaduais, contando somente os apresentadores, a UEL tem 757 inscritos; a UEM, 647; Unicentro, 446; UEPG, 432; Unioeste, 423; e a Uenp tem 65 apresentadores inscritos.
A solenidade de abertura ocorre nesta quinta-feira (28), às 19h, no Auditório do Campus Santa Cruz e terá apresentação do Grupo Terra Sonora. Na sequência será realizada a palestra “De três chimpanzés a uma loba: algumas considerações sobre a filosofia das relações homem-natureza”, com o professor Fernando Antonio dos Santos Fernandez, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Terra Sonora – O grupo curitibano Terra Sonora mostra temas étnicos de diferentes países como Tuva, Síria, Madagascar, Noruega, Turquia, Panamá, Bulgária, Macedônia, Burkina Faso e Brasil. A pesquisa do grupo é coordenada pelo músico Plínio Silva, com acompanhamento dos demais integrantes do Terra Sonora, composto por professores da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná e Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba.
O repertório abrange temas que revelam a diversidade cultural no tratamento de assuntos comuns. A utilização de instrumentos musicais exóticos também se destaca no show, como didgeridoo, instrumento de sopro dos aborígines australianos; o Ud, instrumento de cordas de origem árabe, e o steel drum, um tambor caribenho.

Sustentabilidade – Tendo em vista a quantidade de participantes, a Comissão Organizadora do EAIC definiu uma campanha voltada para a sustentabilidade. A partir daí, promoveu a criação de peças publicitárias de conscientização para os participantes, como cartazes, banners, adesivos, tiras em slides e animação. A campanha está sendo orientada pelo professor Márcio Macedo, com criação e ilustração do acadêmico Glaucio Rodrigo Karam (de Publicidade e Propaganda) e redação do estudante Marco Polo Rota Teixeira (Jornalismo).
Glaucio Karam contou que a campanha iniciou em 6 de outubro com envio de material via e-mail para os participantes do EAIC e que o cartaz principal de divulgação do evento também já foi exposto nas universidades estaduais do Paraná. “As demais ações terão a exposição desde o começo até o termino do evento”, contou o estudante.
“A intenção principal de nossa campanha é diferenciar das demais propostas realizadas nos anos anteriores e também valorizar a nossa cidade. Para isso criamos o “Lobinho”, o lobo guará, animal em extinção típico de nossa região, um personagem que além de carismático corresponde com a proposta do evento. Também foi utilizada uma linguagem visual e verbal igual igual a dos quadrinhos, com o intuito de despertar o interesse do público alvo da campanha”, afirmou Glaucio Karan

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.