A participação da comunidade na elaboração e desenvolvimento de medidas municipais que afetam o cotidiano de todos é de extrema importância, já que possibilita uma pluralidade nas decisões que envolvem a população. A atualização do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, que está sendo feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, segue a premissa desde as primeiras ações.
Assim, depois de encerrar a fase de questionários on-line para participação popular, agora terão início as audiências públicas, que em virtude da pandemia, serão em formato on-line. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Celso de Araújo, é preciso ter diálogo com a comunidade. “Por isso, planejamos várias audiências, dando oportunidade para os guarapuavanos participarem nas diferentes etapas de desenvolvimento. A princípio, faríamos sete audiências, em todos os distritos do município. Mas, com a impossibilidade devido a pandemia, elas foram suprimidas em três sessões on“.
SESSÕES
A primeira delas será no dia 20 de agosto, às 19h, e abordará a apresentação do diagnóstico à comunidade como explica o coordenador do projeto na empresa Envex Engenharia, André Malheiros. “Faremos essa apresentação inicial e, na sequência, terá uma etapa de programas, planos e ações, com uma audiência para apresentar as proposições. Posteriormente o plano fica aberto para consulta pública e, por fim, ocorre a audiência final”.
Inicialmente a empresa buscou ouvir a população, a partir da aplicação de questionários. Com ele, teve a elaboração de um levantamento de dados da gestão de resíduos em Guarapuava, de acordo com a Política Nacional. Durante esta semana, equipes da Envex Engenharia, estão fazendo visitas técnicas e análise gravimétricas dos resíduos.
Para se inscrever e participar da audiência, acesse.
Leia outras notícias no Portal RSN.