22/08/2023



Política

Novo balanço do TSE: prisões chegam a 77

Já sobe para 77 o número de pessoas presas  em todo o País até 13h25 por crimes eleitorais como boca de urna e propaganda irregular. Nenhum candidato foi preso. Com relação às urnas, 1.195 já foram substituídas. Ao todo, de acordo com ao Tribunais Regionais Eleitorais, 149 ocorrências foram registradas. Pará e Bahia lideram a lista. 
As ocorrências com prisão no segundo levantamento do TSE aponta queda em relação ao primeiro turno, quando foram registradas 368 ocorrências no segundo boletim do dia.
"Talvez isso se explique porque temos menos cargos eleitorais. Só um voto para presidente e, em oito estados e no Distrito Federal, para governadores. Talvez a paixão toda do primeiro turno tenha contribuído [para o maior número de prisões]", disse o ministro do TSE, Arnaldo Versiani.
Quanto à substituição das urnas, em números absolutos, o Rio de Janeiro foi o Estado em que houve a maior quantidade de troca: 168 ao todo. Em porcentagem, quem mais substituiu foi o Acre, com 1,16%.
O TSE destacou ainda problemas decorrentes de queda de energia devido ao mau tempo em cidades do Rio Grande do Sul e o assalto a um colégio eleitoral em Goiana, em Pernambuco.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo