22/08/2023


Brasil Economia

BC cria grupo de trabalho para discutir emissão de moeda digital

O grupo de trabalho também analisará possíveis benefícios complementares que a moeda digital introduziria ao Pix

Banco Central

BC cria grupo de trabalho para discutir emissão de moeda digital (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

O lançamento de uma moeda digital com garantia do governo avançou um passo com a criação de um grupo de trabalho pelo Banco Central (BC). O intuito é discutir a eventual emissão da CBDC (moeda digital do Banco Central, na sigla em inglês).

Assim, o grupo de trabalho terá como objetivo propor um modelo de emissão de moeda digital que identifique riscos, garantindo a segurança cibernética, a proteção dos dados e o respeito às normas e às regulações do BC. A CBDC, informou o Banco Central, precisa preservar a estabilidade financeira e assegurar a condução das políticas monetária e econômica.

Em nota, o BC informou que uma eventual moeda digital não faria concorrência ao real, mas seria uma nova forma de representação da atual moeda. Com isso, tendo garantia do governo e estando sujeita à política monetária, tendo a circulação diminuída quando os juros sobem e elevada quando as taxas caem. Desse modo, diferentemente de criptomoedas, como o bitcoin, a CBDC circularia com garantia do governo.

PIX

O grupo de trabalho também analisará possíveis benefícios complementares que a moeda digital introduziria ao Pix, nova plataforma de pagamentos instantâneos que funcionará a partir de 16 de novembro.

Para o Banco Central, uma das possíveis vantagens da CBDS está no aprimoramento das transações comerciais entre as pessoas e mesmo entre os países. “O estudo irá comparar os potenciais benefícios de uma CBDC no aprimoramento do bem-estar e na preservação da cidadania financeira de sua sociedade. Levando em consideração os riscos inerentes dessa nova forma de pagamento”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo