22/08/2023


Região Saúde

Pinhão recebe dois médicos cubanos para ajuda no combate à covid-19

Os profissionais integram o Programa Médicos que tem como objetivo suprir a carência de médicos em municípios de interior e periferias

WhatsApp Image 2020-08-31 at 10.52.32

Pinhão recebe dois médicos cubanos para ajuda no combate à covid-19 (Foto: Ascom/Prefeitura de Pinhão)

Pinhão acaba de receber mais dois médicos que vão atuar em prol da saúde da população. Os profissionais integram o Programa Mais Médicos.  O objetivo da iniciativa é suprir a carência de profissionais nos municípios de interior e periferias do país. Em Pinhão, dois médicos cubanos, que já atuaram no Brasil, voltam para trabalhar pelo Paraná.

Desse modo, o município conta com nove profissionais. Seis deles estarão atuando nas estratégias de saúde da família. Outros dois já estão na linha de frente de combate a covid-19. Assim, trabalhando na Unidade sentinela. Por fim, um médico encontra-se afastado por se enquadrar no grupo de risco do coronavírus.

Conforme o secretário de saúde, Ivonei Lima, os dois profissionais chegaram no momento ideal. “Coincide com a decisão de reabertura das Unidades de Saúde. A previsão para isso é no início de setembro. A decisão de reabertura das unidades de saúde leva em consideração três fatores. Primeiro é que os números de casos, estão aumentando no município. Segundo, a 5ª Regional de Saúde, juntamente com os 20 Secretários de Saúde, trabalha em um manual chamado Guia Orientador. Terceiro, a população está buscando a cada dia mais atendimento no posto”.

Para o secretário, a pandemia impõe a prática de novos hábitos. “Precisamos nos adaptar a uma nova realidade. Já completamos seis meses desde o início da pandemia. Assim, termos percebido a adaptação da população com o novo real. Dessa maneira, aos poucos, vamos aprendendo a conviver com o vírus”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo