As mandalas são desenhos diferentes e que fascinam as pessoas. Elas trazem inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. Criar esse tipo de desenho é algo antigo, os primeiros registro são datados no século VIII, no Tibete. Entretanto, as mandalas tomaram contam dos amantes de desenho e se espalharam pelo oriente. A palavra é derivada do sânscrito, com tradução para círculo. A arte é utilizada como apoio a concentração durante a meditação.
As mandalas são desenhos em formas geométricas que se desenvolvem a partir de um centro. Assim, a arte é considerada um meio para se chegar ao objetivo e não o objetivo em si. As formas podem ser criadas com diferentes materiais, mas sempre com muitas cores.
Em Guarapuava, Dody Sanman, começou fazendo meditação, em um centro de Guarapuava. “Eu estava apaixonada por meditação. Após quatro anos praticando, fui com quatro amigas para a Índia”. No país, ela se tornou sannyasin. “Nesse espaço maravilhoso, se reuniam mais de duas mil pessoas de todo o mundo. Lá, ocorriam cursos de muitas coisas. Foi lá que eu tive meu primeiro contato com mandalas”.
Foi um presente divino. Criar mandalas foi maravilhoso. Quando voltei ao Brasil eu continuei minhas pesquisas. Assim, comecei a pintar mandalas em calotas de carros. Eu descobri que esse tipo de plástico não é reciclável. Mas, o formato era perfeito para a arte.
Eu faço mandalas como cura. Me ajuda a aliviar a ansiedade, também ajuda quem tem depressão. Além disso, inspira o lado artístico das pessoas.
Leia outras notícias no Portal RSN.