22/08/2023



Educação

Aluna é classificada para etapa regional da Olímpiada de Língua Portuguesa

Uma menina com 10 anos de idade e muita criatividade aprimorada nas 15 oficinas  realizadas por uma  professora. Esse foi o passaporte para que Paola Vidal Pacheco, estudante da quarta série da Escola Municipal Hipólita Nunes de Oliveira possa participar da Olimpíada de Língua Portuguesa  "Escrevendo o Futuro" que está acontecendo desde ontem (8) e se estende até esta quarta-feira (10) em Fortaleza.O texto produzido por Paola foi selecionado e é um dos 10 melhores do Paraná.

Realizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária) a Olimpíada , desenvolve ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país.

“O lugar onde eu vivo”, foi o tema escolhido pela estudante para compor um poema.. “Estou feliz, este é um fruto do meu trabalho que está sendo reconhecido. Ela é uma excelente aluna e adora ler”, disse a professora Hulyana Klosowiski, rsponsável pelas oficinas de textos realizadas na Escola Hipólita.

Durante a estadia em Fortaleza, que faz parte da etapa regional, professora e aluna estão participando de oficinas para aprimorar o texto de Paola, e dessa forma, buscar a classificação na etapa nacional da Olimpíada.

Leia o texto de Paola: 
Terra de Graça

Canta passarinho manhoso no ninho
Sol que brilha lindo abrindo caminho
É mais um dia que aos poucos vem
Acordando a vida na cidade e no campo.
Terra de amor e encanto,
De graça, suor e talento,
De um povo que luta, persiste.
Não para, não foge, nunca desiste.
Somos nascidos e aqui criados
Com orgulho somos apaixonados
Por essa cidade coração,
Do índio, do lobo, de toda nação.
Este é o lugar para se sorrir e cantar
Da criança alegre a brincar
Do sonho que se quer conquistar
Do verde, do rio, do romântico luar.
Do verso que sai da alma
Da viola chorona tocada
É linda moça desbravada
Rica e forte, Guarapuava desejada.
Guarapuava é esplendido teu chão
Do milho, da soja e feijão
Será eterna a sua glória
Salve duzentos anos de história!

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo