22/08/2023
Economia

Inadimplência do consumidor cresce 1,8% em outubro, revela Serasa Experian

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor registrou aumento de 1,8% em outubro, na comparação com o mês anterior. Segundo os economistas da Serasa Experian, o elevado grau de endividamento e o crescente comprometimento da renda com as dívidas, principalmente nas compras para o Dia das Crianças, contribuíram para a elevação do índice em outubro.
Na análise dos acumulados – janeiro a outubro de 2010/2009 –, o indicador apresentou alta de 3,3%. Na avaliação anual – outubro em relação ao mesmo mês do ano passado – a inadimplência do consumidor cresceu 16,9%.
Os economistas da Serasa Experian lembram que, com o crescimento recorde do emprego formal, uma parcela maior de brasileiros receberá 13º salário, o que deve levar muitas pessoas a regularizarem suas dívidas neste final de ano. Assim, a inadimplência do consumidor tende a se estabilizar até o início de 2011, conforme já apontou o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência, em outubro.
Pelo oitavo mês consecutivo, a inadimplência com empresas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica e água) registrou crescimento. Na decomposição do indicador, esta modalidade puxou o crescimento do índice, contribuindo com 3,0% no resultado. As dívidas com os bancos apresentaram queda (-1,2%), contribuindo negativamente com 0,6%. Os títulos protestados e os cheques sem fundos também registraram declínio e acabaram contribuindo com queda de 0,1% e 0,5%, respectivamente, veja tabela abaixo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.