Entidades civis organizadas estão reagindo ao aumento no número de vereadores na Câmara Municipal de Guarapuava, votado e aprovado por unanimidade na última sessão desta semana, terça-feira (9).
O presidente do Observatório Social, entidade ligada à Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava, José Abel Brina Olivo antecipou à Rede Sul de Notícias que está mobilizando outras entidades para que o número de vereadores na Câmara de Guarapuava seja discutido com a sociedade.
“Vamos nos mobilizar e propor um Fórum de discussões para ver se a Câmara de Guarapuava tem necessidade de possuir 21 vereadores,” afirmou.
A lei é clara quando determina o número de vereadores de acordo com a população. No caso de Guarapuava, cujo resultado parcial do Censo de 2010 aponta 166 mil habitantes, enquadra-se no nível dos municípios entre 160 mil e 300 mil habitantes onde prevê que o Legislativo Municipal poderá ter até 21 vereadores.
“Por que a Câmara de Guarapuava aprovou o retorno para 21 vagas? Qual foi o critério utilizado para se chegar a esse número? Será que esse número é realmente necessário?” questiona o presidente do Observatório Social de Guarapuava.
Política
Observatório Social quer Fórum para debater número de vereadores
- Por Cristina Esteche
- 10/11/2010