O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça (22) em discurso na na Assembleia das Nações Unidas (ONU), que ‘a Floresta Amazônica é úmida’ e ‘só pega fogo nas bordas’. Além disso, ele falou também que o Brasil é vítima de uma campanha brutal de desinformação sobre a Amazônia e o Pantanal.
Desta forma, Bolsonaro afirmou que o Brasil tem a “melhor legislação” sobre o meio ambiente em todo o mundo. Além disso, que o país respeita as regras de preservação da natureza. Para ele, a riqueza da Amazônia motiva as críticas que o país sofre na área ambiental. O presidente ainda disse que entidades brasileiras e “impatrióticas” se unem a instituições internacionais para prejudicar o país.
Por causa da pandemia da covid-19, a reunião da ONU neste ano, baseada na sede da entidade em Nova York, é virtual. Ele também afirmou que os responsáveis pelas queimadas são ‘índios’ e ‘caboclos’. Além disso, Bolsonaro diz no discurso, que o óleo derramado no litoral brasileiro em 2019 é venezuelano, vendido sem controle. E desse modo, o derramamento é ‘criminoso’.
Jair Bolsonaro ainda criticou as orientações para que as pessoas ficassem em casa na pandemia. De acordo com o presidente, as orientações ‘quase’ levaram o país ao ‘caos social’. Bolsonaro também afirmou que o Brasil é um país cristão e conservador. E que, a ‘cristofobia’ é algo para combater.
(*Com informações do G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.