22/08/2023



Política

Pessuti diz que queda de arrecadação em 2009 provocou corte de custeio

imagem-21482

O governador Orlando Pessuti disse em Guarapuava nesta sexta-feira (11) que vai procurar resolver a falta de repasse de 25% da verba de custeio da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e de outras universidades estaduais. O corte verificado desde outubro e que vai perdurar até dezembro provocou medidas drásticas, como a demissão de estagiários do setor administrativo, cujos contratos venceriam apenas em dezembro, interrupção de processos licitatórios, fim de contratos com empresas terceiradas de segurança e de limpeza.

"Estamos buscando recursos para resolver a situação o mais rápido possível", disse Pessuti à Rede Sul de Notícias. De acordo com o governador, a Universidade se precipitou em demitir funcionários. "Deveriam esperar mais um aou duas semanas, pois estamos trabalhando para trazer mais recursos", afirmou. Segundo Pessuti, a primeira Instituição a ser atendida será a Unioste que, segundo Pessuti, possui a situação mais complicada.

O corte de uma fatia do bolo orçamentário das universidades estaduais foi provocado pela queda do orçamento do Estado. "O Paraná deixou de arrecadar 11,5 bilhões em 2009 por causda da crise internacional . as multas também tiraram R$ 260 milhões dos cofres públicos. Por essa razão a estrutura administrativa do Estado foi prejudicada e houve corte nos recursos de custeio", disse o governador. Segundo Pessuti, uma reunião foi realizada na manhã de quinta-feira (11) para que seja encontrada uma solução o mais rápido possível", assegurou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo