A Campanha de Multivacinação e Poliomielite que iniciou nessa segunda (28), pretende atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). Assim, em Guarapuava, os postos de saúde já estão ofertando as vacinas e estima-se que 10.307 crianças precisam tomar a dose.
EM GUARAPUAVA
A meta de vacinação é atingir 95% de cobertura vacinal, considerando uma população estimada de 10.307 crianças em Guarapuava.
Assim, a estimativa da Saúde, é que 2.847 crianças de um ano precisam tomar a dose. Quanto as crianças de dois anos, 2.477. Já as de três anos de idade, 2.475 crianças. E por fim, com quatro anos de idade, a expectativa de vacinação é de 2.508 crianças.
Os interessados devem procuram a Unidade Básica de Saúde (UBS) e levar as crianças ou adolescentes, com a carteirinha de vacinação. Além isso, é preciso tomar todos os cuidados contra a covid-19, assim respeitando o distanciamento social, usamos máscaras e álcool em gel.
AS MUDANÇAS
A campanha é uma estratégia que a Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações adota desde o ano de 2012. Embora a mobilização nacional de vacinação seja de 5 a 30 de outubro, a Secretaria da Saúde do Estado adiantou o trabalho de campo. Assim, ela foi estendida para período de 28 de setembro a 30 de outubro, tendo o dia 17 de outubro como o Dia de Mobilização Nacional (Dia D).
Simultaneamente à Campanha de Multivacinação, ocorrerá a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que tem como público alvo as crianças a partir de 12 meses a menores de 5 anos de idade.
CAMPANHAS
A estratégia deste ano consiste em oferecer várias vacinas em um único momento. E com isso, possibilitar a atualização da caderneta das crianças. Dessa maneira, a vacina contra a poliomielite se dirige a crianças de 12 meses a menores de cinco anos de idade. De acordo com a Sesa, a vacina é oral, com a aplicação de duas gotas em cada criança. Já quanto a multivacinação, segundo a Saúde, consiste em 14 vacinas para crianças e adolescentes, menores de 15 anos.
Conforme a Sesa, o Paraná não registra casos de pólio desde 1987, e o Brasil desde 1990. Em 1994 o país recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem.
Leia outras notícias no Portal RSN.