22/08/2023
Educação

Gabaritos do Enem serão divulgados até às 18h desta sexta-feira

Os 3,8 mil estudantes que fizeram as provas do Enem 2010 em Guarapuava, a exemplo dos demais em todo o País, terão acesso aos gabaritos do exame até às 18 horas desta sexta-feira (12), de acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Educação. A página para reclamações de alunos que se sentiram prejudicados pelas falhas nas provas também será divulgada  até as 18h de hoje.

As provas e a divulgação do gabarito e do site haviam sido suspensas por determinação da Justiça Federal no Ceará. A liminar, entretanto, foi derrubada hoje (12) pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria.

O magistrado atendeu a um pedido feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Na decisão, ele ressaltou que a suspensão de um certame envolvendo mais de 3 milhões de estudantes traria transtornos aos organizadores e aos candidatos de todo o Brasil.

Faria lembrou que a alteração do cronograma do Enem – em razão da suspensão – iria repercutir na realização dos vestibulares promovidos por instituições de ensino superior, uma vez que muitas utilizam as notas do exame para classificar candidatos.
Por fim, o desembargador destacou a possibilidade de elevado prejuízo – no valor de R$ 180 milhões – aos cofres públicos, decorrente da contratação da logística necessária para a realização de novas provas. Um novo exame para os dois mil alunos que se sentiram prejudicados pelos problemas apresentados pela prova amarela deverão prestar nova prova, possivelmente, nos dias 4 e 5 de dezembro.

a aplicação dessas provas ainda não tem data marcada, mas não deve demorar. A expectativa é que o novo exame possa ser feito para esse grupo nos dias 4 e 5 de dezembro, data a ser confirmada pelas autoridades.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.