22/08/2023
Cotidiano

Festa da Padroeira reúne 100 mil pessoas no Santuário do Rocio

imagem-21557

Romeiros de todas as regiões do Estado passaram pelo Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, nesta segunda-feira, em homenagem à Padroeira do Paraná. Um clima de intensa devoção tomou conta da Praça da Fé, onde está instalada a gruta de Nossa Senhora. Ali, os devotos fazem suas orações, depositam flores e velas e pedem a proteção da Virgem Maria.
As primeiras caravanas chegaram ainda de madrugada ao Santuário. O agricultor Leonardo Tulik, de Araucária, veio para pedir que Nossa Senhora o abençoe com uma boa colheita. “Também pedi muita saúde e paz para toda minha família.”
A dona de casa Vera Lucia Santos Lima chegou bem cedo ao Santuário junto com uma excursão da cidade de Castro, região dos Campos Gerais. Para ela, já é uma tradição vir à Festa do Rocio. “Hoje, vim fazer um pedido especial pra Nossa Senhora do Rocio e se Deus quiser voltarei no próximo ano para agradecer”, diz.
A pensionista Dirce Petersen veio de Curitiba para participar de toda programação religiosa da festa. “Pedi pra Nossa Senhora do Rocio interceder pela minha filha que estava muito doente, internada na UTI. Graças a Ela, minha filha melhorou, foi uma graça muito especial. Sou devota há muito tempo e já recebi muitas graças. Meu filho mais velho tava desenganado, o médico disse que ele não ia sobreviver, mas graças a Deus e a Nossa Senhora do Rocio hoje ele está com 40 anos”, relata.
A missa campal, presidida pelo bispo emérito de Duque de Caxias, dom Mauro Morelli, reuniu milhares de fiéis na Praça da Fé e contou com a presença do governador Orlando Pessuti, o senador Flávio Arns e a senadora eleita Gleisi Hoffmann, além de autoridades locais.

O ponto alto da programação foi a tradicional Procissão Solene
da Mãe do Rocio, que já é a segunda maior do Brasil. Cerca de 80 mil pessoas acompanharam a imagem até a Catedral Nossa Senhora do Rosário, no centro da cidade. Nem mesmo o sol forte ou o percurso de aproximadamente duas horas de caminhada desanimou os devotos. Muitos fizeram o trajeto descalços em agradecimento pelas graças recebidas.
Além da programação religiosa, os visitantes puderam aproveitar a área de lazer com parque de diversões, praça de alimentação e barracas com venda de lembranças da festa, roupas, brinquedos, presentes e artesanato.

DEVOÇÃO
A devoção a Nossa Senhora do Rocio existe desde o século XVII e espalhou-se pelo Brasil afora. Conta a tradição que, no local onde hoje está o Santuário, moravam humildes pescadores. Certa vez, um deles, chamado Pai Berê, insistia em lançar a rede ao mar, sem conseguir um só peixe. Desanimado, suplicou aos céus que não o desamparasse e ao jogar a rede pela última vez encontrou uma pequenina imagem de Nossa Senhora. A partir daquele dia, a pescaria tornou-se farta e abundante para todos.
A fé em Nossa Senhora do Rocio se expandiu ainda mais entre a população a partir de 1686, depois que uma peste matou várias famílias. O povo recorreu à Mãe do Rocio e foi atendido. A partir daí, a fé em Nossa Senhora do Rocio só cresceu e ela se tornou intercessora para levar a Deus os pedidos mais urgentes e difíceis.
Em 1977, a Santa Fé declarou Nossa Senhora do Rocio como padroeira do Paraná. Na linguagem antiga, Rocio quer dizer orvalho.

Foto: Andor de Nossa Senhora sendo levado pela Polícia Militar até à Praça da Fé para a Missa Campal

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.