22/08/2023
Cotidiano

Correios esclarecem informações equivocadas

Em relação às informações equivocadas divulgadas por alguns veículos de comunicação no último final de semana sobre o Plano de Contingência da Rede Própria de Atendimento dos Correios, a ECT esclarece:
1) Com a decisão da Justiça de que, no dia 10 de novembro, todos os 1.402 contratos com os franqueados estariam extintos, a empresa preparou um plano de contingência de modo a poder garantir a continuidade do atendimento aos clientes em sua rede de agências, com o mesmo nível de qualidade nos serviços, após o fechamento das agências franqueadas;
2) os Correios fizeram licitações e definiram as regras e limites às suas Diretorias Regionais para a contratação dos serviços necessários. É claro que para alugar um imóvel para sediar uma agência não se faz uma licitação com todas as formalidades previstas, pois, pela peculiaridade da contratação, há que se procurar um local em ponto estratégico que melhor atenda aos interesses operacionais; quanto à mão de obra temporária e veículos, as Diretorias Regionais seguiram o rito definido pela Administração Central, observando sempre a legislação;
3) a Medida Provisória que autorizou a prorrogação dos contratos dos franqueados até 11 de junho de 2011 somente foi assinada no dia 14 de outubro, portanto, menos de um mês antes do prazo limite para a extinção dos contratos das franqueadas. Nesse caso, é importante considerar que o planejamento da Empresa para se preparar para uma eventual substituição das agências franqueadas é feito com antecedência, de modo que, na data da emissão da MP, muitas das contratações questionadas pela reportagem já tinham sido realizadas. A propósito, louve-se o zelo e a responsabilidade dos administradores regionais de já terem efetuadas tais contratações, pois eles vinham seguindo um cronograma de execução das etapas, de modo que, quando viesse a ocorrer o encerramento dos contratos dos franqueados, tudo já estivesse providenciado;
4) portanto, os Correios consideram as críticas veiculadas injustas e gratuitas. Antes, com a iminência do fim dos contratos dos franqueados, muitas foram as previsões de que, com a extinção daquelas agências, haveria um “apagão postal”; agora, os Correios são criticados pelas providências tomadas a tempo que visavam evitar que a população fosse prejudicada.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.