O Governo do Estado iniciou nesta semana o plantio de mais de 46 mil mudas de araucária em todo Paraná, inclusive em Guarapuava e Região. O programa pretende reflorestar mais de 367 hectares. Dessa maneira, o espaço equivale a 367 campos de futebol. Em Guarapuava, o programa plantará cinco mil mudas, o que equivale 7,42 hectares.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, a ação faz parte do programa ‘Paraná Mais Verde’, desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Turismo. A meta do programa é plantar cerca de 3 milhões de mudas nativas de todas as espécies até o final deste ano. Entretanto, o programa espera plantar 10 milhões de mudas ao longo dos próximos anos.
PRIMEIRAS MUDAS
Nesta semana, o ‘Paraná Mais Verde’ plantou 100 mudas na Casa da Cultura da Água, Área de Preservação Ambiental (APA) da Sanepar, em Piraquara (RMC). Conforme o secretário Márcio Nunes, a população precisa apoiar a preservação do meio ambiente. Dessa maneira, minimizando os impactos provocados pelo desequilíbrio.
A preservação é imprescindível para que tenhamos uma vida melhor. Estamos vivendo a maior crise climática dos últimos 100 anos, com falta de água em grandes centros e na agropecuária. Portanto, precisamos equilibrar a natureza com o plantio de árvores, a preservação dos rios e da vida humana.
MUNICÍPIOS
Além de Guarapuava, o programa plantará 4,5 mil mudas em Irati, o que equivale a 35,35 hectares. Mas são os 19 viveiros do Instituto Água e Terra (IAT) que produzem as mudas.
Já em Pitanga, 1.015 mudas (0,3605 hectares). Outros municípios também receberão o programa, como Curitiba, Ponta Grossa, Campo Mourão e Pato Branco. Ademais, Francisco Beltrão, Toledo, Cascavel, Ivaporã e União da Vitória.
ARAUCÁRIA
A Araucaria angustifolia, também conhecida como araucária e pinheiro-do-paraná, é a árvore símbolo do Paraná. O nome vem do latim e significa folha pontuda. Conforme o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, as árvores vivem por muito tempo, chegando até a 250 anos da idade.
Além de ser o símbolo da história do Paraná, a Araucária representa a biodiversidade do Estado. Ela é o indicador de que temos áreas bem conservadas, com biodiversidade rica, garantindo, inclusive, alimentos para a fauna.
ROTINEIRAS
De acordo com o diretor de Políticas Ambientais da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Rasca Rodrigues, o plantio de mudas nativas ocorre rotineiramente em todo o Estado. “O IAT protege, conserva e produz Araucária porque além de ser símbolo do Estado, é importante para a alimentação de muitos animais como o tucano e a cutia”.
Além disso, a semente, o pinhão, serve de alimento também para a gralha-amarela, a gralha-azul e outras aves. O pinhão é bastante apreciado na culinária estadual e a madeira da Araucária é resistente. Por conta disso, a árvore já foi muito explorada para a construção de casas e móveis.
Leia outras notícias no Portal RSN.