O Serviço de Operações Especiais (SOE), do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), finalizou a quinta (29) com apreensões na Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul. Conforme a Polícia Civil, a equipe apreendeu sete aparelhos celulares e 16 facas de fabricação caseira conhecidas como “estoques artesanais”.
Do mesmo modo, sete carregadores, dois fones de ouvido e 60 gramas de maconha e cocaína (peso das duas drogas). Além disso, 20 litros de bebida água ardente artesanal, conhecida como Choca. Por fim, grande quantidade de relatórios e planilhas e 50 gramas de caiçara.
De acordo com a PC, o ‘bate grade’ tem o objetivo de fazer inspeção nas estruturas internas, que abrigam 174 presos atualmente. Estavam envolvidos nesse processo 12 servidores da SOE e seis agentes locais.
As equipes relatam que geralmente os presos utilizam os aparelhos celulares para o cometimento de crimes. Assim, repassam as apreensões ao Grupo de Diligências Especiais da Polícia Civil de Laranjeiras do Sul para fins de perícia e apuração.
Por fim, conforme a polícia, a ação ocorreu depois de denúncias recebidas de colaboradores, de que detentos estariam se comunicando com o exterior da cadeia por meio de celulares. E que poderiam estar vinculados e participando de crimes na Região.
Leia outras notícias no Portal RSN.