22/08/2023
Segurança

Dois radialistas são presos pelo Gaeco por extorsão

Dois radialistas foram detidos nesta sexta-feira, (26), em Guarapuava, por extorsão. Entre as vítimas, está o prefeito de Nova Laranjeiras, Eugenio Bittencourt (PT), município da região. A prisão veio a partir de investigação das unidades de Curitiba e Guarapuava do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, do Ministério Público do Paraná. O MP-PR foi procurado pelo gestor municipal e outras pessoas, que afirmavam ter sido alvo de chantagem por parte dos jornalistas Cesar Minotto e Denis Migliorini, responsáveis por programas de rádio em uma emissora comunitária de Nova Laranjeiras, segundo informou a assessoria de imprensa do MP-Paraná. Os dois foram presos em flagrante, no momento em que receberiam parte do pagamento por um achaque.
Conforme apurado pelo GAECO, os radialistas agiam da seguinte forma – levantavam informações supostamente desabonadoras a respeito das vítimas e passavam a fazer insinuações durante os programas de rádio. Entravam em contato com essas pessoas e exigiam dinheiro para suspender as “matérias”. Quando não eram atendidos, os ataques recrudesciam – sobretudo contra o prefeito da cidade, a quem os jornalistas teriam pedido “patrocínio” para a publicação de um jornal. A dupla foi encaminhada à Delegacia de Laranjeiras do Sul e nos próximos dias será denunciada criminalmente pelo Ministério Público. A 2ª Subdivisão Policial de Laranjeiras do Sul, sob comando do delegado Bradock, deu apoio à operação.
O GAECO é o braço do Ministério Público do Estado do Paraná que trata do combate ao crime organizado e do controle externo da atividade policial. Há unidades do grupo em Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava, Guaíra e Maringá. Todas são compostas por policiais civis e militares e por integrantes MP-PR – procuradores e promotores de Justiça – que são os responsáveis pela coordenação das ações.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.