A Capital Paranaense da Cevada e do Malte não poderia deixar de ter um curso técnico de ‘mestre cervejeiro’. Maior produtor de malte cervejeiro do país, Guarapuava também se destaca pela produção de cerveja artesanal. Entretanto, o município também é o primeiro no ranking da produção de cevada do Paraná,
De acordo com a deputada estadual Cristina Silvestri (Cidadania) dados como esses a levaram a articular a aprovação do curso junto à Secretaria de Estado da Educação. Conforme a parlamentar, as aulas começarão já em 2021 no Colégio Imperatriz no distrito de Entre Rios.
Para Cristina Silvestri, essa conquista chega em um momento em que o turismo cervejeiro em Guarapuava tem crescido cada vez mais. Inclusive, ganhando reconhecimento em competições nacionais. “Tenho orgulho em saber que leis de minha autoria ajudam a fomentar esse cenário no município. O que torna Guarapuava como Capital da Cevada e do Malte (Lei 19.124/2017. Além de incluir o município como rota da cerveja artesanal (Lei 19.439/2018)”.
CAMINHOS DO MALTE
Entretanto, desde 2017, pela Lei nº134/2017, Guarapuava passou a ser denominada a Capital Paranaense da Cevada e do Malte. O Projeto de Lei tem a autoria de Cristina Silvestri. Assim, essa condição passou a estimular ainda mais os produtores de cevada a investirem nesta área.
Contudo, o projeto ‘Caminhos do Malte’, criado para incentivar o empreendedorismo cervejeiro já desperta o interesse pela atividade. Assim, até o meio deste ano, 10 cervejarias já estavam instaladas em Guarapuava. Essas também produzem para outros cinco cervejeiros que não têm equipamentos, mas estão com receitas legalizadas. De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, Guarapuava possui 15 marcas diferentes de cervejas artesanais. Somando as receitas ou rótulos de cada uma, passam de 130 cervejas diferentes.
Para confirmar a relevância do curso técnico de ‘mestre cervejeiro’ em Entre Rios, vale lembrar que nesse distrito está localizada a Agrária Malte, a maior maltaria comercial da América Latina. Segundo o relatório de 2019 da Agrária, a produção de 144.558 toneladas de cevada e outras 343.54 toneladas de malte. Este último equivale a cerca de 30% do malte utilizado no cenário nacional para a produção de cerveja, segundo a assessoria de imprensa da Agrária.
Leia outras notícias no Portal RSN.