Uma equipe do Departamento de Assistência à Saúde do Servidor (DAS), da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), estará amanhã , terça-feira, (30), em Guarapuava, para contatar hospitais interessados em atender pelo Sistema de Assistência à Saúde (SAS) do funcionalismo. Deverá ser firmando contrato provisório com o novo prestador, já que o atual – o Hospital Estrela de Belém – fechou suas portas no último sábado (dia 27). O comunicado foi feito à RSN pela assessoria de imprensa do órgão na manhã desta segunda-feira (29).
De acordo com a assessoria, em nota encaminhada ao DAS, o Hospital Estrela de Belém alega “problemas insanáveis, especialmente de ordem financeira” e argumenta que “sem alternativas” viu-se obrigado “a encerrar totalmente nossas atividades, em todos os setores, fechando as portas, com suspensão unilateral das obrigações assumidas por ocasião da subscrição do contrato de prestação de serviços” ao SAS. A nota é assinada pela sócia-gerente da instituição, Isabel Pawlina.
Segundo o diretor do DAS, Eduardo Mischiatti, nesta terça-feira serão visitados os hospitais São Vicente e Santa Tereza. “São duas instituições que têm condições de atender pelo SAS. Vamos conversar com a diretoria dos dois hospitais para fechar o quanto antes um contrato provisório, até que nova licitação seja lançada e concluída”. Mischiatti informa que já está sendo providenciada solicitação, ao governador do Estado, Orlando Pessuti, de autorização para a abertura do processo licitatório, o mais rápido possível.
PAGAMENTO EM DIA
O diretor do DAS explica ainda que o pagamento pela prestação de serviços ao Hospital de Belém está em dia. Em dois anos de contrato, o repasse só teve um ligeiro atraso referente ao mês de outubro passado. De acordo com o contrato, o pagamento mensal deve ser feito até o quinto dia útil do mês seguinte. O repasse de outubro foi feito no dia 24 último. O de novembro deverá ser realizado dentro do prazo, isto é, até o quinto dia útil de dezembro.
Em Guarapuava e região – um total de 27 municípios – o SAS contempla 15.871 pessoas (servidores estaduais da ativa, aposentados e dependentes legais). O valor repassado mensalmente ao Hospital Estrela de Belém corresponde a R$ 18,80 por beneficiário da região. Em outubro, foram repassados R$ 298.374,80. O SAS é totalmente custeado pelo Tesouro do Estado, ou seja, não há contribuição financeira (desconto no salário) por parte do servidor.