22/08/2023
Esportes

Guarapuavano é campeão brasileiro de Kung Fu

imagem-21951

O guarapuavano Antonio Marcos Pereira sagrou campeão brasileiro de Sanshou Kung Fu no último final de semana (dias 27 e 28 de novembro), nas dependências do Ginásio Mané Garrincha, no Ibirapuera, em São Paulo.
Aproximadamente 600 atletas participaram do 4º Campeonato Brasileiro de Kung Fu Sanshou promovido pela Liga Nacional de Kung Fu, que é filiada a Kuoshu Federation na China, a maior entidade no mundo na modalidade. Entre os desafiantes equipes internacionais do Cazaquistão e Usbequistão.
Antonio Marcos competiu na categoria 70 quilos e conquistou o ouro ao derrotar o campeão brasileiro de 2009. Devido ao ótimo desempenho no campeonato, o guarapuavano também sagrou-se campeão em Nanquan (fórmula chinesa mais divulgada no mundo) e ficou em terceiro lugar com Santiquan (armas articuladas).
O campeão, que atualmente reside em Foz do Iguaçu, integra a equipe paranaense de kung fu, que aliás venceu todas as categorias do sanshou (65,70, 80, 85, 90 e 95 quilos e o absoluto acima de 100 quilos). A equipe é formada por atletas de Foz do Iguaçu, Toledo e Lapa.
Há 18 anos Antonio Marcos escolheu o kung fu para sua vida. E hoje com 36 anos de idade coleciona títulos como: tri campeão brasileiro de kung fu sanshou, oito vezes campeão paranaense de kung fu wushu, bi campeão orions vale tudo, bi campeao super fight em Mato Grosso do Sul, campeão super fight em São Paulo, campeao super fight Brasil x Paraguay em Santa Helena, campeão super fight em Santa Helena onde derrotou o campeão mundial Wescley Bambil, 70 títulos municipais, 20 títulos internacionais, tri campeão sulamericano e campeão panamericano.
Agora toda sua concentração está voltada para o dia 7 de dezembro. O desafio da vez é no vale tudo, na Argentina.
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.