Uma estátua de três metros de altura sobre uma base de oito metros chama a atenção de quem passa pela BR-277. Bem ali, na trincheira de acesso à estrada do distrito do Guairacá, São Francisco da Boa Esperança convida para conhecer a maior queda d´água do Sul brasileiro. São 196 metros de queda livre na Serra da Esperança ainda em Guarapuava.
Entretanto, além do tamanho do monumento, o que chama a atenção é a customização do santo. Ícones de Guarapuava e do Paraná como o lobo Guará, a gralha azul, a araucária surgem junto na imagem, em cujas mãos brotam o Salto Francisco.
Conforme o vice-prefeito Itacir Vezzaro, o monumento é o cartão de visitas e uma referência ao ‘Caminho de São Francisco da Boa Esperança’. “Esse projeto possibilita a geração de renda para os pequenos agricultores se manterem na propriedade. Além, é claro, de incentivar o turismo de aventura, aproveitando o potencial que a natureza nos oferece. Desse modo remete à conexão do homem com a natureza expressada pelo amor e o exemplo de São Francisco”.
SOLO FÉRTIL
Todavia, muito mais do que as águas, o solo fértil faz brotar a produção em 19 pequenas propriedades rurais. Assim, nessas moradas é possível saborear o delicioso café colonial com produtos caseiros ou almoçar a culinária típica da Região.
De acordo com a Secretaria de Turismo, são 45 quilômetros de estrada até chegar ao salto. Porém, o trajeto oferece alternativas para o turismo de aventura, rural e religioso. Segundo Valéria Stocki, coordenadora do programa de Turismo Rural, o monumento dará visibilidade ao local. “Agora vamos divulgar a rota, pois ficará visível aos milhares de veículos que circulam pela rodovia 277. É um convite para conhecer as propriedades que oferecem desde café da manhã à pratos típicos e uma experiência única da vida rural”.
Leia outras notícias no Portal RSN.