O 16º Batalhão da Polícia Militar fez uma operação nesta terça (8) em Guarapuava. A ‘Operação Controle’ prendeu 22 pessoas por diversos crimes, 12 armas de fogo e drogas. Além disso, na operação, a PM entrou em confronto armado com um foragido da 14ª SDP, que morreu. Eloi Fernando Czekalski, já tinha fugido nove vezes de unidades prisionais de Guarapuava e Francisco Beltrão.
De acordo com o Major Cristiano Cubas, comandante da 16º BPM, em uma coletiva de imprensa nesta manhã (8), a equipe de Choque foi cumprir um mandado de prisão. Mas ao chegar no local, foi recebida com tiros. Desse modo, ele reagiu contra os policiais, que revidaram e ele acabou morrendo. Conforme Cubas, ele tinha dois mandados de prisão em aberto.
Ele é uma pessoa conhecida nos meios criminais, e possuí uma extensa ficha criminal, que acabou se defrontando com o nosso pessoal. (…) Não é o resultado que a Polícia Militar quer, mas é de acordo com a escolha de cada um. Sacou da arma, reagiu contra a PM, vai exigir uma ação contundente.
PRISÕES E APREENSÕES
Com cerca de 200 policiais militares, a operação envolveu o cumprimento de 65 mandados de busca e apreensão. Dessa maneira, a PM prendeu 22 pessoas por diversos crimes. E também apreendeu 12 armas de fogo e diversas munições. Além disso, os policiais encontraram cerca de dois quilos e 800 gramas de maconha, 160 gramas de crack, 32 gramas de cocaína e cinco gramas de ecstasy.
A equipe também apreendeu 12 celulares, que serão encaminhados a delegacia da Polícia Civil para os levantamentos relacionados aos crimes. E por fim, cerca de R$1.700 em dinheiro.
De acordo com o Major Cubas, esse tipo de operação exige um planejamento maior, com uma estratégica, com 65 equipes e 65 viaturas. “Uma operação de grande envergadura, exige essa coletiva e operações repressivas como essa, que vem no contexto de segurança pública para a segurança ao cidadão de bem. O nosso compromisso é com o nosso cidadão de bem.”
Leia outras notícias no Portal RSN.