22/08/2023
Educação Paraná

Estado transfere provas do PSS para 10 de janeiro

De acordo com a Educação do Estado, a transferência deve-se a pandemia da covid-19. Contudo, o processo segue com as mesmas regras

news_interna_JAJA2472_copia

Estado transfere provas do PSS para 10 de janeiro (Foto: Jaelson Lucas/AEN)

A prova de conhecimento do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de professores temporários da rede estadual de ensino foi transferida para o dia 10 de janeiro de 2021. Após diversas manifestações e pedidos, inicialmente o Estado havia adiantado a prova para o dia 20 deste mês. Entretanto, a Promotoria de Justiça de Proteção à Saúde Pública de Curitiba quer a suspensão do processo.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o adiamento se deve ao momento da pandemia no Paraná. O protocolo de prevenção do Cebraspe, empresa responsável pela organização da prova presencial, teve parecer favorável da Secretaria de Estado da Saúde.

Além disso, o processo segue com as mesmas regras. Aproximadamente 40 mil dos 47 mil candidatos tiveram a inscrição deferida para fazer a avaliação. O edital do processo seletivo prevê a contratação de pelo menos 4 mil profissionais para lecionar nas unidades do Estado em 2021.

Contudo, na prática, ao longo do ano que vem, a Secretaria da Educação pode ampliar essas vagas, atingindo o mesmo patamar atual, das 20 mil vagas temporárias. Os salários podem chegar a até R$ 3.720.

PREVENÇÃO

O Governo ressalta que serão tomadas todas as medidas de segurança e de higiene para a prova. No dia da avaliação, os locais de teste serão higienizados previamente e terão álcool gel à disposição para manuseio de objetos.

Será obrigatório o uso de máscara e todos os envolvidos vão passar por medição de temperatura na entrada. Os candidatos também receberão orientações para o distanciamento social na chegada e as carteiras terão espaçamento mínimo de 1,5 metro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.