A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta terça (15) a morte de um idoso de 88 anos em decorrência da covid-19 em Guarapuava. Ele estava internado no Hospital Regional desde o dia 3 deste mês e morreu ontem (14). Essa é a 47ª morte registrada no município.
Além disso, 73 novos casos foram confirmados em Guarapuava. Assim, totalizando 3.942 casos confirmados. Destes, 899 casos estão ativos e podem transmitir a doença para outras pessoas. Contudo, há 2.996 pacientes recuperados. Por fim, a Saúde registrou 161 casos em investigação e 5.958 casos descartados.
COVID-19 EM IDOSOS
A Saúde de Guarapuava já fez um alerta para a necessidade de que todos reforcem a prevenção contra a doença. E principalmente, tenham atenção especial aos idosos, evitando reuniões domiciliares, compartilhamento de utensílios e mantendo o distanciamento. De acordo com o secretário de Saúde, Jonilson Pires, há também o agravamento da doença em pessoas com mais de 60 anos.
Dessa forma, além da consciência e responsabilidade individual, temos que redobrar a atenção com esse público, especialmente nessa época em que geralmente as famílias se reúnem. As medidas são duras, mas necessárias para enfrentarmos a pandemia até que as vacinas estejam disponíveis. Quando isso ocorrer, eles terão prioridade na imunização, mas até lá, todo esforço é válido para reduzirmos a contaminação e impedirmos mais mortes.
Conforme o secretário, a recomendação é para permanecerem em casa, saindo somente em situações necessárias. “Além de não sair sem motivo, é fundamental manter o distanciamento, o uso de máscaras e álcool em gel. Já em casa, se possível, deixar de receber visitas, partilhar o chimarrão, e outras atitudes de risco. São atitudes simples, mas que podem salvar vidas”.
Leia outras notícias no Portal RSN.