O convênio assinado entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) na manhã desta segunda-feira (6) coloca Guarapuava no circuito do ensino superior brasileiro. A parceria firmada pelos reitores Vitor Hugo Zanette e Carlos Eduardo Cantarelli viabiliza o início dos cursos de graduação de engenharia mecânica e tecnologia em sistema para a internet entram em atividade ainda no primeiro semestre de 2011. Pelo convênio a Unicentro cederá parte da estrutura física do campus Santa Cruz pelo prazo de dois anos (março de 2011 a março de 2013) para a UTFPR, quando a sede própria do novo campus deverá estar concluída.
“Este é um momento histórico, pois a partir de hoje, Guarapuava viverá um novo momento, não apenas no ensino superior tecnológico, mas no perfil econômico do município que terá reflexos daqui a alguns anos”, comemorou o deputado federal Cezar Silvestre (PPS), um dos principais responsáveis pela viabilização do campus em Guarapuava. O deputado, porém, reconheceu a importância de outras parcerias que se somaram durante processo. “O momento é histórico também porque represente a soma de esforços dos entes políticos. Há mais facilidade quando nos unimos”, afirmou ao reconhecer o empenho da Câmara de Vereadores, da Unicentro, da Prefeitura, de segmentos da sociedade. Silvestre fez especial menção à vontade política da senadora eleita Gleisi Hoffmann e do ministro do Planejamento Paulo Bernardo. “Apesar do meu partido, o PPS, ser oposição ao Governo Federal e eles (Gleisi e Paulo Bernardo) pertencerem ao PT, não houve discriminação”, observou.
O reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantareli, anunciou que o campus de Guarapuava vinha sendo sonhado há muitos anos. “Há desafios que dependem de um momento político, de convergência de interesses. Lembro quando recebi uma ligação telefônica do deputado Cezar Silvestri e da senadora Gleisi pedindo uma reunião há dois anos”, afirmou ao relembrar o início do processo. De acordo com Cantareli, Guarapuava terá uma dos maiores e dos mais expressivos campus da UTFPR.
Para o reitor da Unicentro, Vitor Hugo Zanette, Guarapuava se consolida como pólo do ensino superior na região. Zanette lembrou a importância da Unicentro na implantação de duas universidades federais na região. A Universidade Fronteira Sul criada em Laranjeiras do Sul, a exemplo do campus da UTFPR em Guarapuava, só entrou em funcionamento pela parceria com a Instituição. “A Unicentro abdicou de projetos para ceder as suas instalações”, afirmou. Tanto em Laranjeiras do Sul quanto em Guarapuava a Unicentro empresta parte de sua estrutura física para que a Fronteira Sul e a UTFPR entrem em funcionamento.
Foto: Coordenadoria de Comunicação da Unicentro/Lucas Thimoteo