O presidente da Câmara Municipal de Guarapuava, vereador Admir Strechar (PMDB) comemora a aprovação das contas do Legislativo no exercício financeiro de 2009 pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TC), sem ressalvas. Em entrevista concedida ao assessor de imprensa da Câmara, Tonico de Oliveira, o peemedebista lembra que essa aprovação repete o que já aconteceu com as finanças durante o ano legislativo de 2007 e 2008.
"Novamente tivemos as contas aprovadas sem ressalvas como já aconteceu anteriormente em 2007 e 2008, cada uma no seu ano letivo", afirmou o presidente.
De acordo com Strechar, a presidência da Casa procura fazer "tudo dentro da lei; procura fazer como deve ser feito". Strechar se diz "muito satisfeito" e não poupa agradecimentos a cada um dos vereadores.
"Tenho que agradecer a esta Casa, a todos os vereadores, a Mesa Executiva como um todos e a todos os funcionários e aos bons assessores que os vereadores contrataram. É eles que tem nos ajudado a administrar a Câmara. A gente procurar a fazer tudo dentro da lei e a fazer tudo conforme deve ser feito. Agradeço um a um dos vereadores pela colaboração que nos tem dado, pelo trabalho que seus assessores tem nos servido, nos orientado e pelos funcionários da Câmara que também tem trabalhado em conjunto. Só temos a agardecer e dizer mais uma vez que não fizemos nada além da nossa obrigação. A contas da Câmara foram aprovadas", enfatiza.
Strechar lembra que "a gente administra e muitos quem fazem são os funcionários, e claro tem que ter um comando, um punho da Mesa Executiva e muitas vezes ficamos até altas horas da noite aqui. Muitos da população acham que a sessão é todo o trabalho da Câmara. Não. A sessão, muitas vezes o que vai pra sessão tem que ter a sessão, tem que ser votado na a sessão, mas nós estudamos projeto a projeto, discutimos com todos os vereadores, muitas vezes separadamente porque muitos tem opiniões diferentes e cada um procuram ver com sua assessoria aquilo que que está dentro da lei e o que não está dentro da lei", tenta explicar o presidente.
Depois disso, segundo Strechar, "nos se reunimos novamente e discutimos isso ai." A dedicação dos veeradores, de acordo com Strechar, é tamanha que muitas vezes se privam das principais refeições diárias para debater projetos de leis de interesse da população.
" Muitas de manhã, muitas vezes a noite, muitas ficamos até sem almoço, sem janta pra poder discutir a estes projeto, a esse trabalho.", diz.
A falta de reconhecimento por parte da sociedade guarapuavana para com o empenho e a dedicação dos vereadores é lamentada pelo presidente do Legislativo Municipal de Guarapuava. "Muitas vezes isso não é reconhecido lá fora, porque o que acontece quando falam dos politicos… É claro tem muitos politicos ruins como tem outras profissões também que não são só pessoas sérias", observa.
Strechar, entretanto, diz que essa situação não acontece na Câmara de Guarapuava. "Agora, graças a Deus, aqui dentro da Câmara estamos com bons políticos, bons vereadores que realmente estão preocupados por Guarapuava".