A chuva durante a semana está prejudicando o movimento do comércio em Guarapuava. A constatação é feita pela Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG) e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Mesmo assim, a expectativa é de que as vendas sejam aquecidas entre 10% e 15% nos próximos dias em relação ao mesmo período em 2009. O horário especial estipulado pelos Sindicatos patronal e dos trabalhadores do comércio varejista para as compras de final de ano contribui para o aumento na demanda.
"A nossa expectativa de vendas para este final de ano é de 10% a 15% a mais do que foi no mesmo periodo do ano passado. Com o fechamento das lojas em horário ampliado já registramos um aumento nas vendas, mas não considerável, por consequência do mau tempo," afirmou o presidente da ACIG, José Divonzil da Silva.
Para Leonel Ribas, que preside a CDL, o mau tempo prejudica as vendas. "Porém as familias estão aproveitando o horário depois das 6 da tarde e estão saindo comprando, apesar da chuva". De acordo com Leonel Ribas, as expectativas de vendas são as melhores, já que a maioria está antecipando as compras de fim de ano.