Pelo Facebook, a médica Claudia Moschen Antunes de Franscisco Beltrão fez um relato emocionante sobre como é intubar o próprio pai e o perdê-lo para a covid-19. No texto, a médica afirma que a decisão mais difícil da vida dela foi intubá-lo.
“Sim esse é meu pai. Vítima da Covid-19 com quadro grave, intubado na UTI [Unidade de Terapia Intensiva]. Foi difícil pegar o resultado do seu exame, foi difícil tratar você… você dizia que estava ótimo”.
De acordo com a profissional de saúde, a oxigenação do pai caiu após o décimo dia de internamento. E, mesmo tendo recebido todo o suporte necessário, foi intubado 56 horas depois. A palavra “difícil” se repete ao menos sete vezes durante o relato de Claudia. Mesmo assim, a médica descreve como foi forte durante esse momento e afirma que esperança se manteve presente.
Todos os dias quando chego à UTI eu sorrio e digo: bom dia pai, força! Uma lágrima vai nascer mas não posso chorar pois molha a máscara e tenho outros pacientes pra ver, então respiro fundo e continuo pois muitos dependem do meu cuidado.
Claudia também explicou o cuidado que teve para não contaminar seus familiares mesmo atuando na linha de frente do combate ao novo coronavírus. “Cuidei por meses para não transmitir esse vírus a meus familiares, me isolei para proteger a todos enquanto cuidava daqueles que adoeciam, mas você foi contaminado por outras pessoas”.
Pessoas que acham um exagero o distanciamento social, que usam a máscara na boca ou que reclamam que estão cansados de ficarem em casa. Pessoas que não conhecem a compaixão e o respeito, que não sabem o que é viver em comunidade onde todos protegem a todos.
Além disso, em meio ao relato, que já conta com mais de 922 compartilhamentos e 2 mil reações, a médica também aproveitou para agradecer os profissionais de saúde que atuam no hospital em que trabalha e como eles foram importantes durante todo o tratamento.
Por fim, confira aqui o relato na íntegra.
*Com informações do Portal Banda B.
Leia outras notícias no Portal RSN.