A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atualizou as informações sobre a chegada das doses da vacina contra a covid-19 no Paraná. De acordo com a chefe regional da 5ª Regional de Saúde, Eliane Harmuche, a primeira de três aeronaves chegou no aeroporto Afonso Pena pouco antes das 19h desta segunda (18). A primeira remessa contém 50 caixas com doses da vacina. Já a segunda aeronave, da empresa Azul, deve chegar por volta das 20h30. O último voo que transporta vacinas é da Gol. Deve aterrissar no Afonso pena por volta das 23h. Conforme o governo do Paraná, todas as doses ficarão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).
Assim sendo, com a primeira carga com as mais de 265 mil doses repassadas pelo Ministério da Saúde será possível vacinar 1,1% da população paranaense com deficiência em instituições inclusivas.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, a vacinação para marcar o início do processo no Paraná, acontecerá no Hospital do Trabalhador, em Curitiba. Um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem serão vacinados com a presença do secretário de Saúde, Beto Preto
POUCO MAIS DE 5 MIL DOSES
Conforme a Sesa, para a regional de saúde sediada em Guarapuava, virão 5.920 doses. Estas, porém, se destinam aos 20 municípios que compõem a 5ª Regional de Saúde. “Neste momento as doses destinam-se aos profissionais da linha de frente, idosos institucionalizados e indígenas”.
Conforme o Plano Estadual de Vacinação, com a primeira carga 126.204 pessoas receberão a vacina. Assim sendo, a meta possível é vacinar todas as pessoas com 60 anos ou mais que estão institucionalizadas. Além de todos os indígenas em terras demarcadas no Paraná. Entretanto, entre os trabalhadores de saúde, 102.960 tomarão a vacina agora. Porém, quase 170 mil profissionais não vão tomar a vacina nesta primeira remessa. Segundo Eliane, as doses deverão chegar conforme a distribuição do Ministério da Saúde.
É APENAS O COMEÇO
Entretanto, as doses destinam-se, neste primeiro momento, ao público previsto no Plano Estadual de Saúde. Para se ter uma ideia, somente em Guarapuava, segundo a Saúde Municipal, são mais de 3,4 mil trabalhadores na Saúde. Todavia, pelos cálculos da Saúde Estadual, o público alvo da 5ª Regional, segundo a prioridade, mostra outro número: 3.114 nos 20 municípios. Consta também 276 idosos institucionalizados e 2.250 indígenas em terras demarcadas. Esses números totalizam 5.640 pessoas. Se esses números se confirmarem, sobrariam 280 doses, considerando o número destinado à Regional.
De acordo com Eliane Harmuch, caso o tempo permita, as doses serão transportadas a Guarapuava de avião. Caso contrário, a 5ª Regional irá buscar o lote em Curitiba. A decisão será tomada às 8h30 desta terça (19).
Leia outras notícias no Portal RSN.